sábado, 19 de abril de 2008

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL






Navarro vence de ponta a ponta

Piloto conquista sua primeira vitória na Fórmula 3

Curitiba, Brasil, 19/04/08 (Especial).- A prova de abertura da temporada 2008 da Fórmula 3 Sul-Americana foi um verdadeiro passeio do piloto, paulista, Denis Navarro (Cesário Fórmula Jr). Ao se apagarem as luzes vermelhas Navarro manteve a posição conquistada no treino de classificação, com Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) apertando Fernando Galera (Prop Car), que não tracionou tão bem na partida.

Ao chegarem na curva do final da reta aconteceu o primeiro acidente da temporada, envolvendo Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing) e Eduardo Leite (Razia Sport). Leite ainda continuou na prova, mas Rodolpho acabou abandonando a corrida.

Vários pilotos desviaram evitando um acidente coletivo. Na segunda passagem Felipe Ferreira no final da reta dos boxes superou Leonardo Cordeiro, que havia desviado do acidente da volta anterior, e subiu para o quinto lugar.

Na sexta volta Navarro já abriu uma confortável vantagem, com Galera em segundo, seguido por Felipe Ferreira, Pedro Nunes, Werner Neugembauer, e Eduardo Leite. Eduardo Leite começava sua prova de recuperação e já superava Lú Boesel.

Duas voltas depois Fernando Galera foi obrigado a entrar nos boxes com problemas no seu Dallara F301. Leonardo Sousa, que fazia uma brilhante estréia, foi tocado por Leonardo Cordeiro e rodou na entrada da curva do Pinheirinho, voltando em último lugar.

Logo depois Cordeiro vai aos boxes e retorna em último lugar na corrida. Fernando Galera ficou parado por um logo período nos boxes e acabou retornando a corrida, mas com várias voltas de atraso. Faltando duas voltas para o final Eduardo Leite tentava de todas as formas superar Werner Neugembauer, até que na entrada do Pinheirinho, Leite acaba batendo forte em Neugembauer e ambos abandonam.

A vitória sorriu de maneira tranqüila para Navarro, que cruzou a linha de chegada com mais de treze segundos de vantagem sobre Nelson Merlo. Pedro Nunes completou o pódio. Também pontuaram os pilotos: Felipe Ferreira, Werner Neugembauer, Lú Boesel, Leonardo Sousa e Leonardo Cordeiro.

Declaração dos que foram ao pódio:
Denis Navarro - Trabalhamos pelo resultado, mas não foi tão fácil quanto possa ter parecido. Consegui abrir vantagem principalmente devido as disputas que aconteceram atrás de mim.

Nelson Merlo - Larguei bem e os que iam a minha frente erraram. O Leonardo Cordeiro errou na freada e também o superei. Foi muito bom voltar a trabalhar com o Eduardo Bassani, nos entendemos muito bem.

Pedro Nunes - Depois de um passo em falso na Europa onde quase acabei com minha carreira, é muito bom voltar ao Brasil com esse resultado. Agora será o recomeço para poder voltar de novo à Europa em boa condição. Treinei muito pouco devido a uma batida nos treinos, mas como fiz uma boa pré-temporada deu para acompanhar os demais. Agora a luta pelo título será muito difícil, tem muitos pilotos muito bons.

Leonardo Otero que largaria da segunda fila do grid, não participou da prova devido a um problema de saúde do seu pai, que felizmente passa bem.

Resultado da 1ª rodada do GP de Curitiba:
1 Denis Navarro (Cesário Fórmula Jr) Dallara F301-Berta 25 voltas em 31m0s746 (Média 178,71 km/h)
2 Nelson Merlo (Bassani Racing) Dallara F301-Berta a 13s523
3 Pedro Nunes (Cesário Fórmula) Dallara F301-Berta a 14s483
4 Felipe Ferreira (Bassan Motorsport) Dallara F301-Berta a 20s228
5 Werner Neugembauer (Prop Car) Dallara F301- Berta a 29s172
6 Lú Boesel (Razia Sport) Dallara F301-Berta a 46s901
7 Leonardo de Sousa (Kemba Racing) Dallara F301-Berta a 57s453
8 Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) Dallara F301-Berta a 2 voltas
9 Eduardo Leite (Razia Sport) Dallara F301-Berta a 3 voltas
10 Fernando Galera (Prop Car) Dallara F301-Berta a 5 voltas
11 Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing) Dallara F301-Berta a 25 voltas

Melhor volta: Denis Navarro na 7ª volta em 1m13s647 (média 180,61 km/h)

Programação para o domingo:

Domingo 20/04/08:
Largada da Corrida da F.3.S (2ª rodada)- 09:18


Agradecemos a difusão da informação



Texto e fotos: João Vasconcelos

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Melhor tempo nesta quinta foi de Casagrande/ Hellmeister


Editoria de Esportes/ GT3

Pilotos da Casagrande Racing mostram a força do Viper no AIC

A equipe Casagrande Racing (Medley/ Sudeste Pré-Fabricados) mostrou nesta quinta-feira que é uma das fortes candidatas a vitória na primeira etapa da temporada 2008 da Brasil GT3 Championship. A dupla, que já havia feito ótimos tempos nos treinos extras no Autódromo Internacional de Curitiba ontem, hoje voltou a andar forte e fechou o dia com a melhor marca entre os 12 carros na pista.

A marca obtida pela dupla com o Viper negro nº 27 foi de 1m19s695, batendo o Lamborghini Gallardo de Paulo Bonifácio/ Ingo Hoffmann por 0s641. Rafael Derani/ Claudi Ricci ficaram com a terceira melhor marca, a bordo do primeiro Ferrari F430 e Walter Salles/ Ricardo Rosset (Ford GT40) ficaram com o quarto melhor tempo.

"A equipe ficou muito satisfeita com o resultado, muito embora o tempo de hoje não vale absolutamente nada. Amanhã vamos melhorar ainda um pouco mais", declarou Hellmeister. "As Viper estão muito rápidas e o Xandy não andou muito, será um forte adversário. Acho que a pista de Curitiba é muito propícia para os nossos carros", completou Alan, que está estreando na GT3.

No último ano as vitórias na categoria foram dividida igualmente entre o Dodge Viper e a Lamborghini Gallardo, com cinco vitórias para cada marca. Não por acaso foram estas duas marcas que dominaram este penúltimo treino livre.

"O treino foi muito bom. O Alan se acostumou muito rapidamente ao carro, e desenvolveu muito bem nosso bólido", falou Casagrande. "Eu fiz saídas mais longas, já preparando o carro para condição de corrida. Nosso carro realmente está muito rápido e ao mesmo tempo bem equilibrado, assim estamos bastante otimistas", finalizou o piloto da equipe que leva seu nome.

Resultado do 3º treino livre da GT3:
1 – Fábio Casagrande/ Alan Hellmeister, Dodge Viper Coupé, 1m19s695 (Média 166,911 km/h)
2 – Ingo Hoffmann/ Paulo Bonifácio, Lamborghini Gallardo, 1m20s366
3 – Rafael Derani/ Cláudio Ricci, Ferrari F430, 1m20s409
4 – Walter Salles/ Ricardo Rosset, Ford GT, 1m20s426
5 – Xandy Negrão/ Andreas Mattheis, Dodge Viper Coupé, 1m20s442
6 – Giuliano Losacco/ Walter Derani, Ferrari F430, 1m20s754
7 – Wagner Ebrahim/ Fábio Ebrahim, Dodge Viper Coupé, 1m20s939
8 – Renato Cattalini/ Antonio Jorge Neto, Ferrari F430, 1m21s014
9 – Alceu Feldmann/ Thiago Marques, Lamborghini Gallardo, 1m21s881
10 - Valdeno Brito/ Antônio Hermann, Porsche 997 GT3, 1m22s775
11 - Carlos Crespo/ Amilcar Collares, Ferrari F430, 1m23s097
12 - Leonardo Burti/ Elias Nascimento Jr, Dodge Viper Coupé, 1m30s950


JV5Racing – 18/04/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-8462
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Texto e fotos: João Vasconcelos

Casagrande Racing fecha treinos extras com quinta melhor marca



Editoria de Esportes/ GT3

Fabio Casagrande animado com o rendimento neste primeiro dia

A temporada 2008 da Brasil GT3 Championship começou oficialmente nesta quinta-feira no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), com a realização de três treinos extras nos 3.695 metros do circuito localizado em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. A pista, que teve os trechos do Esse de Alta e da curva que antecede a reta dos boxes recapeada, recebeu os carros de sonho da mais empolgante e veloz categoria de carros de turismo do mundo.

O primeiro dia de atividades da categoria foi marcado por uma chuva que incomodou durante todo período. Para equipe Casagrande Racing (Sudeste Pré-Fabricados/ Medley) foi o dia de realizar os últimos acertos com Dodge Viper Competition. Além disso foi também dia de estréia para o piloto Alan Hellmeister, que irá substituir Guto Negrão nesta primeira prova da temporada.

Helmeister, de 21 anos, apesar da juventude tem na "bagagem" uma vasta experiência. O piloto já foi Campeão Brasileiro, Panamericano de Kart e tricampeão Paulista. Competiu na F-Renault, onde terminou em terceiro no campeonato, disputou a Fórmula 3 Sul-Americana e mais recentemente competiu na Stock Light e agora também acelera na Copa Nextel Stock Car.

"Agradeço muito ao Fabio Casagrande e ao Guto Negrão por essa oportunidade. O Guto teve alguns compromissos particulares e por isso me pediu para substituí-lo.", falou o piloto. "O carro é um sonho, pontente, equilibrado e freia muito. Nada a ver com os Stocks, agora tenho só que me habituar a ele", completou.

Fabio Casagrande conduziu o carro na segunda sessão e registrou a marca de 1m21s596, que lhe deu o quarto melhor tempo da sessão. A pista em nenhum momento esteve completamente seca, impedindo melhores tempos.

"O comportamento do carro está excelente. Pena que os câmbios seqüênciais para os Viper ainda não chegaram, senão seriamos ainda mais rápidos", declarou Casagrande

Nesta sexta acontecem dois treinos livres da categoria com duração de quarenta e cinco minutos cada.

Os melhores tempos dos treinos extras:
1 – Giuliano Losacco/ Walter Derani, Ferrari F430, 1m21s179 (163,860 km/h)
2 – Xandy Negrão/ Andreas Mattheis, Dodge Viper Coupé, 1m21s198
3 – Rafael Derani/ Cláudio Ricci, Ferrari F430, 1m21s284
4 – Marcelo Hahn/ Allam Khodair, Ferrari F430, 1m21s511
5 – Fábio Casagrande/ Alan Hellmeister, Dodge Viper Coupé, 1m21s596
6 – Walter Salles/ Ricardo Rosset, Ford GT, 1m21s680
7 – Renato Cattalini/ Antonio Jorge Neto, Ferrari F430, 1m22s263
8 – Ingo Hoffmann/ Paulo Bonifácio, Lamborghini Gallardo, 1m22s312
9 – Alceu Feldmann/ Thiago Marques, Lamborghini Gallardo, 1m22s377
10 – Wagner Ebrahim/ Fábio Ebrahim, Dodge Viper Coupé, 1m23s448
11 - TBA/ TBA, Dodge Viper Coupé, 1m25s588


Ficha Técnica Dodge Viper Competition:
Motor: V10 aspirado - Dianteiro
Tração: Traseira
Deslocamento Volumétrico: 8.277 cm³
Válvula por Cilindro: 2
Câmbio: 6 marchas - disposição em H
Roda Dianteira (18"): 11"
Roda Traseira (18"): 13"
Peso: 1.315 Kg



JV5Racing – 17/04/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-8462
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Texto e fotos: João Vasconcelos

quarta-feira, 16 de abril de 2008

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL



Em Curitiba começa o ano para a Fórmula 3 mais veloz do mundo

GT3 Brasil e Copa Clío compartilham programa no Circuito de Pinhais

Curitiba, Brasil, 14/04/08 (Especial).- A categoria mais veloz da América do Sul começa amanhã a viver seu novo ano, integrando uma programação em conjunto com a GT3 Brasil Championship, especialidade que conta com os mesmos carro do Campeonato Europeu de GT3 que também inicia seu torneio este fim de semana en Silverstone. Com as duas categoria de nível internacional também estará a Copa Clío Brasil, em uma garantia de bom espetáculo.
Com esta união que terá seu primeiro espetáculo no Autódromo Internacional "Raúl Boesel" de Pinhais, localizado na periferia de Curitiba, capital do estado do Paraná, o público brasileiro terá a oportunidade de ver corridas muito interessante, que poderá no futuro próximo se estender também aos demais países da America do Sul, em um possível Campeonato Sulamericando, com as duas mais importantes especialidade da hierarquia internacional.
Para a melhor categoria de monoposto e a única que nos aproxima daqueles carros totalmente pensados, desenhados e construídos para correr, esta será sua 22ª temporada e 26ª desde que em 1983 se criou o Campeonato Codasur de Fórmula 2.
Este fim entre a quinta e o domingo, com a chegada de novas equipes e novos pilotos a categoria volta a se renovar como faz todos os anos, e uma vez mais os debutantes buscaram dar combate aos mais experientes, na batalha das duas primeiras corridas d ano (20ª e 21ª edições do Grande Prêmio de Curitiba, corridas 294 e 295 desde que em Cascavel 1987 se disputou a primeira prova da Fórmula 3 Sulamericana, onde o gaúcho Leonel Friedrich venceu com um Berta MK3-Volkswagen da equipe argentina INI.
Curitiba é sem dúvidas um dos mais exigentes da temporada, e é necessário encontrar um bom equilíbrio aerodinamico e mecânico, pra aproveitar as mais extensas retas do calendário; mas isso sem perder a eficiência de contornar bem as curvas de baixa, média e alta velocidade que tem no traçado.

ANTECEDENTES DO CIRCUITO
Recorde da pole: William Starostik (Bra) Dallara F301-Honda 1m12s362 a 183,826 Km/h.-(26/05/07)

Recorde da pista: Nelson Piquet (Bra) Dallara F301- Honda 1m13s100 a 182,561 Km/h.-(26/05/02)

Recorde de prova: Danilo Dirani (Bra) Dallara F301- Honda 33m15s021 a 180,610 Km/h.-(17/08/03)


Programação do fim de semana

Quinta-feira 17/04/08: 08:00 a 08:45 – 11:15 a 12:00 – 14:30 a 15:15 Treinos livres da F.3.S

09:00 a 09:45 – 12:15 a 13:00 – 15:30 a 16:15 Treinos livres da Copa Clio

10:00 a 11:00 – 13:15 a 14:15 – 16:30 a 17:30
Treinos livres da GT3 Brasil Championship


Sexta-feita 18/04/08: 09:20 a 09:50 – 13:40 a 14:10 Treinos Oficiais da F.3.S

10:05 a 10:45 – 14:25 a 15:05 – 17:05 a 17:45
Treinos Oficiais da Copa Clío

12:40 a 13:25 – 15:20 a 16:05
Treinos Oficiais da GT3 Brasil Championship

16:20 a 16:50 Treino de Classificação da prova do sábado da F.3.S

Sábado 19/04/08:
08:00 a 08:40 Treino Oficial Copa Clío

08:55 a 09:25 Treino Oficial GT3

09:40 a 10:10 Classificação da corrida do domingo da F.3.S

10:25 a 11:10 Classificação da Copa Clío

11:25 a 12:15 Classificação da GT3

13:58 a 14:8 Corrida da F.3.S (1ª rodada)

15:26 a 16:26 Corrida da GT3 (1ª rodada)



Domingo 20/04/08:
08:00 a 08:15 Treinos livres da Copa Clío

08:25 a 08:40 Treinos livres da GT3

09:18 Corrida da F.3.S (2ª rodada)

10:23 Corrida da Copa Clío (1ª rodada)

13:15 Corrida da GT3 (2ª rodada)



Informação sobre Curitiba

Curitiba, capital do estado do Paraná, segundo a tradição "Senhora Capital" esta localizada ao sudeste do estado e tem aproximadamente 1.600.000 habitantes. Fundada a mais de 300 anos esta cidade é a que mais cultiva o "verde" no Brasil, preservando sua história e brindando seu povo com a melhor qualidade de vida de todo país.

Nascida a sombra das Araucarias, os indios denominavam a região "kur-ity-ba" nome perpetuado como sinônimo de cidade cosmopolita, que elegeu o cidadão como centro do planejamento urbanístico. É uma cidade que combina perfeitamente a natureza com projetos arquitetônicos futuristas, transformando as pradarias em espaços culturais, respeitando as tradições dos imigrantes europeus que colaboraram com sua construção, conservando as casas coloniais e brindando-os com serviços públicos modernos e de qualidade.
A coleta de lixo é seletiva e o transporte público muitíssimo satisfatório e ordenado com ciclovias.

A cidade é perfumada por pinos e araucarias de seus muitos parques e praças onde abundam as flores, com 55 M² de área verde por habitante (a OMS recomenda 16 M²). Foi a primeira cidade a ter um trecho da Rua 15 de novembro denominada "Rua das Flores" ao lado da "Boca Maldita", lugar de encontro dos curitibanos, transformada em calçadão. É uma cidade onde se pode escutar boa música clássica em parques, teatros e zonas de descanso. Curitiba tem o orgulho de haver inaugurado a prieira Universidade de Meio Ambiente do país. É uma cidade que vive progredindo e inovando em materia de urbanização.

Geográficamente está localizada a 934 metros sobre o nível do mar, a 1.366 quilômetros a SE de Brasília, a 637 a E de Foz de Iguazú, 408 Km. ao SO de São Paulo e 90 das charmosas praias de Paranagua; tem clima temperado com a temperatura média anual de 16ºC, com inverno frio e algumas geadas.

Sua principal atividade é o comércio e a indústria. Sem medo de errarmos podemos dizer que Curitiba é a cidade mais européia do Brasil.






Fotos da GT3 Brasil e F.3.S com quatro dos mais experientes pilotos, que seguramente lutaram pela mais importante coroa da América do Sul (Denis Navarro-Cesario Fórmula Jr.:Guimaraes- Amir Nasr Racing; Ferreira-Bassan Motorsport; Galera-Prop Car) - Crédito João Vasconcelos


Agradecemos a difusão da informação


Mariela e Ricardo Pallero (Prensa F.3.S)
Tradução João Vasconcelos

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vinicius Alvarenga andou de Stock em Interlagos




Editoria de Esportes/ Nextel Stock Car

Kartista ficou exultante com a oportunidade

O piloto Vinicius Alvarenga (Opus Papéis/ Massoni Racing/ Colégio Spinosa/ Puma) teve neste domingo a oportunidade de experimentar andar com um Stock Car, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). O convite partiu da Puma e Red Bull, que são patrocinadores da equipe Amir Nasr Racing.

Vinicius que é bicampeão Paulista de Kart andou ao lado de Daniel Serra, e desceu do carro extasiado com os 350 cavalos do Chevrolet Astra. Daniel fez a alegria do jovem piloto, extraindo tudo do carro e mostrando quais são as reações e sensações em pilotar um carro da Stock Car.

"Tinha dado algumas voltas aqui a dois anos com um Palio do Brasileiro de Marcas, mas esse carro é outra história. O carro acelera muito e os freios são extremamente potentes", falou Vinicius. "O Serrinha foi muito legal, andou realmente forte e me mostrou como é uma volta rápida com um Stock. Até demonstrou como é quando o carro escapa de traseira por excesso de potência na retomada", comentou ainda.

Vinicius está disputando o Campeonato Copa São Paulo de Kart, na categoria Stock 125, e agradeceu muito tanto a Red Bull quanto a Puma, que é um dos seus patrocinadores, pela oportunidade.



JV5Racing – 14/04/2008
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domingo, 13 de abril de 2008

Editoria de Esportes/ Nextel Stock Car



Starostik recebe toque de Losacco e abandona quando já era o décimo

Paranaense estranha atitude do concorrente

A etapa de abertura Copa Nextel Stock Car 2008 vinha sendo perfeita para o piloto William Starostik (Jota Quest - Até aonde vai/ Instituto Anami/ Instituto Ecoplan). Depois de largar da 17ª posição, o curitibano vinha em décimo sexto lugar mesmo tendo levado um toque de Tarso Marques na entrada da Curva do Esse.

Rapidamente o piloto evoluiu até o décimo lugar, lutando com Giuliano Losacco. Na nona volta, após a segunda relargada, Starostik foi ultrapassado por Losacco na descida do Lago, e na mesma volta tentou recuperar a posição.

Starostik se aproveitou que saiu mais forte que o concorrente na descida do Lago e abriu para ganhar a posição. Mas exatamente quando foi frear o carro na curva da Junção tomou um toque, e acabou sendo jogado para fora da pista.

"Não consigo entender oque aconteceu com o Losacco. Se ele tinha problemas no carro tudo bem de ter me tocado na freada da curva, mas não existe um motivo para continuar me empurrando para fora da pista", disparou Starostik.

A corrida teve duas interrupções com safety-car. A primeira devido a um forte batida de Thiago Marques na reta e depois por um choque na relargada envolvendo vários pilotos na saída do Esse do Senna.

O piloto lamentou o ocorrido e já pensa na próxima etapa, dia 04 de maio, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. A vitória acabou nas mãos do paulista Marcos Gomes, que venceu um intenso duelo com Thiago Camilo, se valendo da melhor estratégia na hora do reabastecimento. Thiago Camilo foi o segundo e Cacá Bueno completou o pódio.


Resultado da 1ª etapa da Copa Nextel Stock Car:

1º) Marcos Gomes (CA, SP), 25 voltas em 50:59.920 (média de 126.73 km/h)
2º) Thiago Camilo (CA, SP), a 3.259
3º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 5.730
4º) Ricardo Mauricio (P3, SP), a 8.436
5º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 9.798
6º) Atila Abreu (P3, SP), a 11.700
7º) David Muffato (P3, PR), a 14.536
8º) Popó Bueno (CA, RJ), a 14.607
9º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 16.971
10º) Hoover Orsi (CA, MS), a 17.897
11º) Pedro Gomes (P3, SP), a 20.715
12º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 21.642
13º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), a 22.072
14º) Ricardo Zonta (P3, PR), a 27.396
15º) Antonio Pizzonia (P3, AM), a 28.523
16º) Allam Khodair (CA, SP), a 31.906
17º) Andre Bragantini (P3, SP), a 35.522
18º) Ricardo Sperafico (P3, PR), a 37.557
19º) Carlos Alves (ML, SP), a 45.496
20º) Juliano Moro (CA, RS), a 47.683
21º) Lico Kaesemodel (ML, PR), a 1:03.962
22º) Duda Pamplona (ML, RJ), a 1:14.164
23º) Norberto Gresse (P3, SP), a 6 voltas
24º) Guto Negrão (CA, SP), a 13 voltas
25º) Tarso Marques (P3, PR), a 14 voltas
26º) Luciano Burti (P3, SP), a 15 voltas
27º) William Starostik (P3, SP), a 16 voltas
28º) Giuliano Losacco (P3, SP), a 16 voltas
29º) Nonô Figueiredo (ML, SP), a 19 voltas
30º) Valdeno Brito (CA, PB), a 19 voltas
31º) Daniel Serra (CA, SP), a 19 voltas
32º) Thiago Marques (P3, PR), a 23 voltas
33º) Thiago Medeiros (ML, SP), a 23 voltas
34º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 24 voltas

Melhor Volta: Cacá Bueno, 1:41.815

JV5Racing – 13/04/2008
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Foto: João Vasconcelos

Starostik preocupado com o meio-ambiente



Piloto quer minimizar os impactos ambientais decorrentes de suas atividades no automobilismo

Inaugurando uma nova fase de conscientização socioambiental, de maneira inédita o piloto da Copa Nextel Stock Car William Starostik (Jota Quest - Até aonde vai/ Instituto Anami/ Projeto Gap/ Instituto Ecoplan), que defende a escuderia a escuderia WA Mattheis, preocupado com o futuro de nosso planeta, dá um grande passo à frente, ao adotar o sistema de compensação de carbono de todas as emissões de sua equipe através do efetivo plantio de árvores.

Sempre engajado em atividades em prol do meio ambiente, Billy como prefere ser chamado, buscou auxilio no Instituto ECOPLAN , que executa atividades nesta área a mais de 15 anos, para minimizar os impactos causados por suas atividades. Ou seja, preocupado com o aquecimento global e sabido que o automobilismo despeja grande quantidade de CO2 (principal gás no efeito estufa) na atmosfera, William procurou uma maneira de neutralizar essas emissões, através de critérios técnicos e auditoria independente desta atividade.

A neutralização total ou parcial de emissões de CO2 vem sendo mundialmente discutidas desde 2005, quando foi ratificado o protocolo de Kyoto. Esse documento trata do aquecimento global, mostrando as causas do problema e algumas soluções. Entre essas soluções esta a neutralização ou compensação de CO2, através do programa denominado CCO2 – Compensação de Carbono do Inst. ECOPLAN.

A partir deste desafio, William procurou o ECOPAN e juntos, através de metodologias científicas, foi calculada a quantidade de CO2 liberada para atmosfera nas doze etapas por seu carro e toda a estrutura que o cerca (transporte terrestre, aviões, veículos de apoio, etc). Com o resultado deste calculo, foi possível calcular a quantidade de arvores necessária para compensar estas emissões, cerca de 540 arvores que serão plantas, mantidas, garantidas e atestadas pelo Instituto ECOPLAN uma vez que, todas serão georefenciada, fotografadas e com imagens de satélite, equivalente a 102 TON de CO2/ano. Todos esse dados estarão presentes no site www.ambientebrasil.com.br , e se soma a mesma atitude de outras empresas que já adotaram o sistema.



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