quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pane elétrica deixou Cozzi fora da prova em Brasília

Editoria de Esportes/ Stock Car

Corrida com muitos acidentes marca segunda etapa da Copa Vicar

O piloto paulista Marco Cozzi (Computeasy/ TVA/ Le Caviar/ Habasit), que defende a escuderia Racequip Motorsports, retornou de Brasília, onde foi disputada a segunda etapa do Campeonato Brasileiro da Copa Vicar da Stock Car bastante desapontado. Depois de excelentes tempos em Interlagos na abertura da temporada e ser alijado da corrida por um acidente coletivo, Cozzi esperava somar pontos na Capital Federal.

Nos treinos livres a chuva atrapalhou a todos pilotos. O Grupo 1 entrou na pista com uma chuva fina, após o Grupo 2 ter encontrado condições de pista seca. Na parte da tarde com pista já em melhores condições Marco obteve o nono melhor tempo.

"Como tinha andado somente quatro voltas na primeira sessão o nono tempo nos deixou animados, mas as condições da pista acabaram se alterando muito para classificação", declarou o piloto.

No treino que definiu o grid de largada o carro acabou saindo muito de frente, assim o piloto aproveitou a tomada de tempos para acertar o bólido para prova. A estratégia se mostrou bastante acertada, e a expectativa era fazer uma prova de recuperação. Antes mesmo da largada ser autorizada sete carros se envolveram em um acidente coletivo, oque acabou fazendo o diretor da prova (Carlos Montagner) a abortar a partida.

Após 25 minutos de interrupção se deu a relargada com o safety car à frente do pelotão, e mesmo assim novos acidentes aconteceram. Cozzi era o quinto mais rápido na pista, e após ter partido em 26º já ocupava a décima sexta posição. Angelo Serafim Jr acabou batendo na Curva Zero e forçou a nova entrada do safety car na 17ª volta.

Na nova relargada o carro de Cozzi apagou na passagem da 3ª para 4ª marcha. O piloto ainda tentou religar o mesmo, mas sem sucesso foi obrigado a abandonar. A vitória ficou com Tiago Gonçalves, com Juliano Moro em segundo e Rafael Daniel na terceira colocação. A próxima etapa da Copa Vicar acontece no próximo dia 17 de maio no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS).

"Não sabemos ao certo oque causou o defeito. Pode ter sido o fio da bobina que escapou já que nem o motor de arranque funcionava", lamentou o piloto. "Por via das dúvidas estamos trocando todo chicote elétrico do carro, e em Santa Cruz vamos 'começar' o campeonato", finalizou Cozzi


JV5Racing – 06/05/2009
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto e fotos: João Vasconcelos

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gabriel/ Diogo muita garra e dois 2º lugares no Paulista

Editoria de Esportes/ Paulista de Marcas



Sobrou emoção na quarta etapa do Paulista de Marcas e Pilotos

O último final de semana foi palco da quarta etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, no Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos). As condições climáticas foram favoráveis e público que esteve presente ao circuito pode aproveitar uma bela manhã de domingo com sol, e disputas eletrizantes.

A dupla Gabriel Maia/Diogo Oliveira (Alpie/ MKTeMidia/ Trackday NDA Racing/ CM Soluções Informática/ GPNC/Bruno Mantovani / Velocidadeonline.com.br) teve motivos de sobra para comemorar o bom final de semana. Após um problema de embreagem na classificação no sábado, a corrida prometia dificuldades; já que largar do meio do pelotão significa possibilidade de toques e acidentes no final da reta após a largada.

Gabriel largou muito bem e ganhou uma posição, mas na freada do Esse do Senna perdeu novamente a posição e acabou preso atrás de Ricardo Pavanelli, que era mais lento. Claudio Roscoe acabou também superando Gabriel que passou a lutar com Checchia. Voltas depois após superar Checchia, rapidamente chegou em Roscoe e fez a mais bela ultrapassagem da prova

"Quando consegui me livrar do Chechia me aproximei do Roscoe, coloquei por fora no mergulho e ele espalhou. Fiquei por fora, porém fiz bem a junção e vim junto com ele e consegui ultrapassá-lo na freada do Esse do Senna", contou Gabriel.

Perto do final da prova o piloto encostou em Aleando Fortunado (classe Super) que assistia a luta entre Cristian Mohr e Maurício Gallian. Mohr e Gallian se tocaram e com isso Gabriel ganhou mais duas posições terminando colado em Aleandro, na sexta colocação.

Na segunda bateria Diogo Oliveira largou em primeiro e se manteve nesta posição até o final da reta oposta. Diogo comentou que o carro estava excelente de curva e retomada nas saídas de curva, mas esta já era a quarta prova do motor.

"Nosso motor estava em sua quarta corrida sem ser revisado, e estava com pouca potência em alta. Nossos adversários conseguiam desenvolver uma velocidade maior, além de chegarem nessa velocidade mais rápido do que eu", disse Diogo. "Na próxima corrida, estaremos com o motor revisado, novo em folha e com o acerto de injeção já finalizado. Se tudo der certo, a próxima etapa será bem difícil para nossos adversários", vaticinou.

Ainda assim a corrida de Diogo foi muito aguerrida, lutando muito com Maurício Gallian, e controlando a distância prara Maurício Morenilla e Sérgio Barbosa. Diogo terminou em nono no geral e terceiro na classe Light. Com a punição de Diogo Agusto, que havia terminado em primeiro na categoria, com exclusão da prova, Diogo subiu uma posição no pódio.

Resultado 1ª bateria (Classe Light)
1 Diogo Agusto
2 Gabriel Maia
3 Claudio Roscoe
4 Maurício Morenilla Jr
5 Sérgio Barbosa
6 Michell Jesus
7 José Oliveira
8 Marcio Hanashiro
9 Ricardo Levy
10 Marcelo/ Edison

Resultado 2ª bateri (Classe Light)
1 Claudio Roscoe
2 Diogo Oliveira
3 Maurício Morenilla
4 Sérgio Barbosa
5 Marcelo/ Edison
6 Michelle Jesus
7 Ricardo Levy
8 Alexandre/ Ricardo
9 José Oliveira
10 Marcio Hanashiro

JV5Racing – 05/05/2009
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
Fotos: Rodrigo Ruiz / VelocidadeOnline