segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Diogo Oliveira conquista pódio na Marra


Editoria de Esportes/ Paulista de Marcas




Pneu rouba chances de Gabriel brigar pelo Campeonato
Neste último domingo aconteceu a 8ª e antepenúltima etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, que recebeu um bom público. Tempo quente, sol, disputas acirradas, acidentes e resultados opostos marcaram o desempenho da dupla Gabriel Maia/ Diogo Oliveira (Alpie/ MKTeMidia/ Trackday NDA Racing/ CM Soluções Informática/ GPNC/Bruno Mantovani / Velocidadeonline.com.br).

Na primeira bateria Gabriel largou da 14ª posição e tentava uma prova de recuperação. No treino o carro havia apresentado um problema crônico de injeção que só foi descoberto pouco antes da largada.

Restando somente três voltas para a bandeirada, quando já ocupava a terceira posição na Classe Light e brigava com os carros de Oliveira/Spada, Vicente/Gustavo e Diego Augusto, na entrada do miolo do circuito recebeu um toque na lateral traseira direita. Quando chegou aos boxes a equipe descobriu que o pneu simplesmente havia rasgado.

"É lamentável ficar fora da briga pelo título do campeonato por causa de um pneu defeituoso. Foi o terceiro pneu que apresentou defeito no fim de semana, dois com o Luizinho (Piccolo) e esse comigo", reclamou Gabriel. "Fiz também uma reclamação formal pelo toque que levei. Não achei que foi uma coisa normal de corrida, mas os comissários entenderam diferente", completou.

A segunda bateria prometia ser ainda mais eletrizante, já que na corrida dos Clássicos de Competição um estouro de motor deixou muito óleo desde a freada do Esse do Senna, até a entrada da reta. Diogo largou da 24ª posição no grid devido ao abandono do companheiro na bateria da manhã.

Na segunda volta o carro de Oliveira/ Spada foi colhido pelo carro de Ricardo Lima. As cinco primeiras voltas foram atrás do 'trenzinho' formado pelos adversários, deste ponto em diante a evolução de Diogo foi constante e com muita garra levou seu carro ao pódio, sendo sexto na Classe Light.

"As cinco primeiras voltas a sonda dava leitura incorreta, dai em diante estabilizou e o carro passou a ter um desempenho uniforme. O chicote estava queimado e isso dava uma leitura incorreta, prejudicando a alimentação; ora com falta e em outros momentos com excesso", contou Diogo. "O estranho é que o chicote não se queima sozinho. Na próxima etapa vamos estar usando nossa própria estrutura já com vistas em 2010 e na briga pelo título", finalizou o piloto.


A dupla ainda conserva chances matemáticas de lutar pelo título. A próxima etapa do Campeonato acontece no dia 31 de outubro.


JV5Racing – 17/08/2009
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
Foto: João Vasconcelos

Enio Figueiredo coloca seu Fiat na luta pelo título


Editoria de Esportes/ Força Livre




Estreante conquista dois pódios na briga pelo título da temporada na TA1
A oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo aconteceu neste fim de semana, com muito sol e calor no Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos). O circuito de 4.309 metros já está passando pelas reformas para receber a Fórmula 1, e as arquibancadas já estão começando a ser montadas.

Na pista oque se viu foram disputas de encher os olhos. Dezoito carros empolgaram o público presente ao circuito, que inclusive teve uma Lamborghini engordando o grid. O paulista Enio Figueiredo ( BSG Especiarias/ Brumar) manteve viva as chances de brigar pelo título da Força Livre na TA1.

O piloto que estreou esta temporada no automobilismo, vem mostrando uma grande evolução e o desenvolvimento do seu Fiat Palio tem dado excelentes resultados. O carro já está na casa dos 180Hp e começa a incomodar seu maior rival, Valter Pinheiro.

"No início da temporada era muito difícil acompanhar o Gol do Valter, agora já estamos muito próximos e somente 5 pontos nos separam na tabela do campeonato", lembrou Enio.

A primeira bateria foi vencida pelo Lamborghini Gallardo com certa facilidade, seguido por Henrique Assunção e Ricardo Strauss. Enio travou um grande duelo com Luiz Atzingen, mesmo tendo corrido com pneus de composto inadequados.

No final teria terminado em segundo na TA1, não fosse um erro dos organizadores que após a bandeirada para Lamborghini seguiu indicando bandeira azul aos pilotos que ainda não haviam completado a prova.

"Recebi indicação para deixar a Lamborghini ultrapassar no Esse do Senna, mas ela já havia completado a prova e eu não. Ao chegar na entrada dos boxes a pista estava fechada e não me possibilitou completar a volta, e com isso acabei perdendo uma posição", reclamou o piloto.

A segunda bateria prometia outra excepcional disputa. Enio já com os compostos ideais largou muito bem, e sabia que poderia lutar pela vitória. A primeira baixa na prova foi exatamente o Lamborghini, que ficou várias voltas parado nos boxes.

O protótipo da escuderia Kira Racing assumiu a ponta e não deu chances aos demais, até a bandeira quadriculada. Enio acabou em terceiro na prova, devido a um problema na flauta de injeção, que o forçou parar antes do final.

"Foi uma pena, dava para brigar pela vitória, e o Valter também teve problemas a duas voltas do final. De qualquer modo só tenho a destacar a resistência desse carro, até agora não tivemos nenhuma quebra, pontuamos em todas etapas e mesmo sendo estreante ainda tenho condições de brigar pelo título", comentou o piloto.

A próxima etapa do Campeonato acontece no dia 31 de outubro.


JV5Racing – 17/08/2009
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
Fotos: Hilton Costa