sexta-feira, 25 de julho de 2008

Em interlagos Hybernon será substituido por Thiago Medeiros

EDITORIA DE ESPORTES/ Stock


Cearense já havia convidado o amigo na etapa de Brasília

Que o automobilismo é um meio onde a competitividade é exacerbada não é segredo, e muitas vezes se acha impossível que os pilotos possam ser realmente amigos uns dos outros. No entanto, toda regra tem sua exceção, e nesse caso dois pilotos tem uma amizade de longa data, a ponto de um indicar o outro para substituí-lo em um compromisso.

Os pilotos em questão são: o cearense Hybernon Cysne (Newland/ Marquise/ IESA/Ecofor/ Facility/ Aspectho) e o paulista Thiago Medeiros. Hybernon e Thiago competiram um contra o outro no início da década na Fórmula 3 Sul-Americana, e a convivência na categoria internacional acabou gerando um enorme respeito e admiração pelo trabalho um do outro. Nos dois últimos anos eles se enfrentaram na Stock Car, desde quando Thiago retornou dos Estados Unidos.

Como entre os dias 29 de julho à 02 de agosto próximos estará acontecendo o 43º Campeonato Brasileiro de Kart, Hybernon não teria a possibilidade de disputar a 5ª etapa do Brasileiro de Stock Car. O convite de Hybernon para Thiago surgiu em Brasília, quando da realização da 3ª etapa.

"Sempre admirei o trabalho do Thiago, ele é um piloto muito rápido, e prova disso é que conquistou um vice-campeonato na F3 e o título na Infiniti Pro Séries. Fiz questão de que ele fosse meu substituto nessa etapa na Katalogo Racing, e tive a aprovação do nosso engenheiro (Luiz Trinci), que também já trabalhou com ele", contou Hybernon.

A programação oficial da quinta etapa da Copa Vicar começará no dia 31 de julho, com os treinos livres oficiais, ficando para o dia 1º a tomada de tempos e no dia 2 a prova, com largada às 12:45 e transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. A liderança depois de quatro etapas e sem o descarte dos dois piores resultados previsto no regulamento é do paulista Fábio Carreira, da RCM Motorsport (Mitsubishi), com 73 pontos. Em segundo lugar está o paranaense Diogo Pachenki, da Pachenki Motorsport (Mitsubishi), com 55, e em terceiro o catarinense Afonso Bastos, da Sonax/F&F Racing (Peugeot), com 47.

JV5Racing – 23/07/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos

Brian Berta opina sobre os projetos e futuro da categoria

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL




Santa F, Argentina, 24-07-06 (Especial).- Sexta-feira próxima passada estivemos na sede da Berta S.A conversando com Brian Berta, um dos filhos de Oreste Berta, com quem falamos sobre os diversos trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos na empresa que fabrica os motores que a categoria sulamericana utiliza desde fins de 2004.
Na conhecida "Fortaleza" de Alta Gracia, tendo em conta que Brian esteve em São Paulo pelo motivo da realização da corrida "300" da F.3.S, aproveitamos a oportunidade para dialogar sobre oque pode acompanhar da categoria no final de semana de 11 a 13 de julho.

P: Oque pode nos contar da sua presença em São Paulo na F.3.S, quando foi acompanhar a corrida de nº 300?
B.B: Considero que foi muito produtivo ter viajado, porque pude conhecer e falar com a nova direção, que em matéria de promoção e organização das corridas, e ele me colocaram a par de muitos dos projetos que estão realizando. Durante o fim de semana participamos de reuniões com fornecedores de chassis da Europa e nos comprometemos por nosso lado de acompanhar a categoria no futuro. Tudo que pude ver me pareceu muito positivo e as conversas do fim de semana foram muito boas.

P: O nome Berta está muito ligado a história da categoria de monopostos sulamericanos desde a Fórmula 2 Codasur, assim como também com a Fórmula 3 e nos últimos anos elaborando este motor, que é o mais potente da Fórmula 3 no mundo. Oque pode nos dizer a respeito?
B.B: Esse é o título que estão dando ao nosso motor, e em diversos países onde participamos de eventos, lembram que o nosso motor é o mais potente dentro os que impulsionam os carros de F.3 no mundo. Nós apoiamos a categoria porque é a especialidade que projeta pilotos partindo aqui da América do Sul ao exterior, . Esperamos que algum argentino também se desponte, já que essa é a única rota para se chegar a Fórmula 1, como já foi demonstrado pela história da categoria.

P: Que impressão teve desta nova empresa promotora e organizadora (63MKT), uma vez que pelo que conversei com um dos seus proprietários, Dilson Motta, estão elaborando um projeto para atrair equipes e pilotos de outros países?
BB: Concordamos muito com a exposição que ele fizeram sobre a atualidade da categoria, e até onde irão para conquistar o objetivo da F.3.S voltar a ter a participação de outros países. São gente profissional e muito preparada, e considero que eles são quem realmente faltavam para conduzir uma categoria como esta e conquistar uma projeção internacional.

P: Até onde considera que esse projeto deve ser levado adiante na Argentina, porque já ficou provado que os esforços individuais não tem encontrado o apoio necessário no nosso país.
B.B: Considero que todos tem ajudar, tanto os dirigentes, quanto as entidades. Justamente a Fórmula 3 Sudamericana esta trabalhando nesse projeto, para que uma vez terminado, possa apresentá-lo ao Automóvel Clube Argentino, com o objetivo de que suas autoridades entendam a importância da categoria e desse modo possam avaliar as chances de incorporar e apoiar os argentinos nesse projeto.

P: Levando em conta sua experiência pelas suas viagens pelo mundo, e o fato de estar ligado a uma caegoria como a TC 2000, como vê o nível das equipes da F.3.S?.
B.B: Realmente muito bons, com um altíssimo nível técnio e profissional, além de serem acompanhado no que se refere a organização das corridas e utilizando cenários em acordo com o alto nível da categoria.

Foto: Brian Berta conversando com Mariela e Ricardo Pallero

Agradecemos sua Difusão
Mariela y Ricardo Pallero (Imprensa e Difusião F.3.S)

terça-feira, 22 de julho de 2008

Hybernon pronto para arrancada do Brasileiro de Kart

EDITORIA DE ESPORTES/ Kart

Título Nacional é o objetivo do cearense

Determinado, motivado e confiante, esses foram os adjetivos utilizados pelo piloto Hybernon Cysne (Newland/ Marquise/ IESA/Ecofor/ Facility/ Aspectho) para definir sua meta neste 43º Campeonato Brasileiro de Kart da Super Sênior. A segunda fase do Brasileiro acontece nos próximos dias 29 de julho à 02 de agosto próximos, no Kartódromo Velopark (Nova Santa Rita - RS), para as categorias SS (Super Sênior), PSK B e A (Piloto Sênior de Kart A e B), PGK B e A (Piloto Graduado de Kart A e B) e ICC Sudam Júnior (Intercontinental C Sudam Jr).

O cearense esteve presente na primeira fase do Brasileiro, que aconteceu no início do mês na sua terra natal, para acompanhar o desempenho de chassis e motores. Além disso aproveitou para prestigiar o evento e diversos pilotos que competem nas categorias que estiveram em disputa no Kartódromo do Eusébio.

Para este Brasileiro o piloto fechou contrato para receber os motores da equipe Mittag. Nos testes realizados no começo do mês na pista gaúcha Hybernon ficou extremamente satisfeito, e declarou que no campeonato estará ainda melhor.
"Na ocasião treinamos muito bem, com vários tipos de acerto e pneus. Agora no Brasileiro a pista estará mais emborrachada e com certeza conseguiremos um resultado ainda melhor", falou.

Para disputar o Brasileiro da modalidade Hybernon teve de abrir mão de disputar a 5ª etapa do Brasileiro de Stock Car, que acontece na mesma data no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Hybernon será substituido nesta ocasião na equipe Katalogo Racing, pelo piloto Thiago Medeiros.

"Conheço o Thiago a muito tempo, já fomos rivais na Fórmula 3 e na Stock, tenho certeza que ele irá fazer um bom trabalho a bordo do meu carro. Quem sabe não teremos motivo duplo para comemorar, eu com o título no Brasileiro e ele com um bom resultado na Stock", vaticinou o piloto.

Lista de Inscritos para categoria Super Sênior (atualizada):

1 – Vicente Borges (SP)

9 – Antonio Canedo (SP)

10 – Pedro da Matta (RJ)

12 – Euvaldo Luz (BA)

12 – Markenson Marques (PR)

14 – Hybernon Cysne (CE)

19 – Julio Rocha (MT)

22 – Carlos Barroso (SP)

26 – Eduardo Ferreira (RJ)

37 – Fernando Pastro (RS)

38 – Valdemiro Oliveira (BA)

39 – Guildner Caravlho (MG)

48 – Doglas Pierosan (PR)

57 – Jorge Borelli (SP)

60 – Everson de Aquino (PR)

61 – Fernando Croce (SP)

91 – Marcos Peli (SP)

99 – José França (SP)

244 – Fernando Rocha (SC)


Veja abaixo a programação da Super Sênior

Dia 29 e 30/07 (Terça e Quarta-Feira)
11:45 à 12:25 - Treino Livre
16:20 à 16:55 - Treino Livre

Dia 30/07 (Quinta-Feira)
10:55 à 11:25 - Aquecimento
15:00 à 15:10 - Tomada de Tempos

Dia 01/08 (Sexta-Feira)
09:15 à 09:25 - Aquecimento
12:30 à 12:55 - Primeira Bateria
16:25 à 16:50 - Segunda Bateria

Dia 02/08 (Sábado)
08:50 à 08:57 - Aquecimento
12:45 à 13:10 - Terceira Bateria
16:35 à 17:00 - Quarta Bateria
17:03 - Volta dos Vencedores
JV5Racing – 22/07/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Negri/ Patterson conquistam brilhante resultado em Birmingham

Editoria de Esportes/ Grand - Am



Michael Shank Racing fez 3º e 4º na vitória de Pruett/ Rojas

Negri terminou em quarto na prova disputada neste último final de semana, no circuito Barber Motorsport Park, e com o resultado diminuiu a diferença para o terceiro lugar na tabela para somente sete pontos. Para equipe do brasileiro, a Michael Shank Racing (MSR) a festa foi grande, já que a outra dupla terminou em terceiro lugar. Os carros de Negri/ Patterson e Pew/ James travaram uma batalha fantástica.

O final de semana não começou exatamente como Patterson e Negri planejavam, já que seu Ford Riley se recusava a aceitar o acerto proposto pelo engenheiros. Patterson acabou partindo da sétima fila do grid, e juntamente com John Pew fizeram um primeiro stint espetacular. A luta depois prosseguiu com Oswaldo Negri e Ian James, deixando o dono da escuderia, Michael Shank com mais alguns cabelos brancos. Ambos lutaram duro, dividindo lado a lado retas e curvas, mas com muita lisura.
"Eu quero agradecer em primeiro lugar aos meus engenheiros, Dave Kanning e Jeff Schaffner," disse Negri. "Estava muito frustado com o nosso desempenho nos treinos, e eles trabalharam madrugada a dentro para nos dar um carro em condições de conquistar este quarto lugar. A briga com o James foi fantástica e estou realmente feliz dele e do John conquistarem seu primeiro pódio", declarou o brasileiro.

A vitória nesta nona etapa da Grand American Rolex Series ficou com a dupla Scott Pruett/Memo Rojas, que herdou a liderança após um pneu furado alijar da briga pelo triunfo Ricardo Zonta/ Nic Johsson. Este foi o sexto triunfo da dupla, que abriu agora 60 pontos para Gurney/ Fogarty. Em segundo na Porsche 250 by Bradly Arant terminaram David Donohue/ Darren Law e Ian James/ John Pew completaram o pódio. Com este resultado Negri/ Patterson encostaram no terceiro posto da tabela.

A próxima etapa, da Grand American Rolex Sport Car Séries, acontece dia1 de agosto no Circuito de Gilles Villeneuve, no Canadá.

Resultado da Porsche 250 by por Bradly Arant (Barber Motorsport Park ):
1 Scott Pruett/ Memo Rojas – Lexus Riley
2 David Donohue/ Darren Law - Porsche Riley
3 Ian James/ John Pew -Ford Riley
4 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - Ford Riley
5 Burt Frisselle/ Rick Taylor – Ford Dallara
6 Max Angeleli/ Michael Valiante - Pontiac Dallara
7 João Barbosa/ JC France - Porsche Riley
8 Jim Mathews/ Marc Goossens - Pontiac Riley
9 Bill Lester/ Shane Lewis – Ford Riley
10 Antonio Garcia/ Tom Kimber-Smith – Pontiac Coyote

Classificação do Campeonato:
1 Memo Rojas/ Scott Pruett - 295 pontos
2 Alex Gurney/ Jon Fogarty - 235
3 Jim Mathews/ Marc Goossens - 224
4 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - 217

JV5Racing – 21/07/2008
João Vasconcelos –
(011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
foto crédito: Grand Am Média