segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mygale também se interessa pela F3 Sul-Americana

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FÓRMULA 3 SUDAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL




Dono da fábrica francesa esteve no Brasil

São Paulo, Brasil, 14/07/08 .- Neste último final de semana em Interlagos aconteceram a 7ª e 8ª etapas do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. A categoria mais importante de monopostos do cone-sul e a mais veloz F3 do mundo, realmente desperta muito interesse no planeta.

Prova disso é que em junho passado a categoria recebeu a visita do engenheiro da Dallara, Jos Claes, que veio acompanhar de perto as provas em Brasília; e propor a venda dos novos chassis para 2009. Agora foi a vez de outro fabricante europeu desembarcar por aqui, para ver de perto nossa F3.

O visitante foi ninguém menos que o Sr. Bertrand Decoster, fundador e proprietário da Mygale. A empresa francesa, fundada em 1989, é especializada na construção de chassis para monopostos e atualmente fornece seus produtos para Fórmula Renault Campus, Fórmula BMW, além da Fórmula 3 Européia.

Decoster tem o interesse em fornecer os Mygale, e além da venda quer criar uma parceria com a F3 S, para dar continuidade no desenvolvimento do chassis. Também traria um grande estoque de peças de reposição, para evitar que as equipes tivessem de importar constantemente componentes. Agora os chefes das equipes e a 63MKT, que organiza a F3, se reunirão em breve para definir quem será o fornecedor de chassis no próximo ano.

Em seus 22 anos de história a F3 já utilizou diversos chassis, como: Ralt, Reynard, Tom's, Muffatão, Berta, Lola e os Dallara, que nos útimos anos são o único fornecedor.

Foto e texto: João Vasconcelos
Agradecemos sua Difusão

domingo, 13 de julho de 2008

Navarro vence corrida extremamente movimentada

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA
PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL



Mesmo fora Pedro Enrique segue líder

São Paulo, 13/07/08 (Especial).- Na largada Denis Navarro tocou no carro de Pedro Enrique que ficou atravessado no Esse do Senna. Fernando Galera não pode desviar e bateu no carro do piloto da Cesário Fórmula, Nilton Molina que vinha mais atrás também bateu e forte na traseira do carro da Prop Car. Pedro com pneu furado ainda foi aos boxes antes de abandonar a prova, enquanto Galera e Molina abandonaram no local do acidente. O carro de Molina na terceira volta acabou depois do piloto sair do carro descer sozinho no Esse do Senna e todos competidores desviaram por muito pouco.

O Safety-Car foi acionado e Leonardo Cordeiro tomou um drive-trough por ter queimado a largada. A liderança após seis voltas era de Nelson Merlo, seguido por Denis Navarro, Daniel Landi, Lú Boesel, Felipe Ferreira, Leonardo Otero e Werner Neugebauer.

Neugebauer fazia de tudo para superar Otero, que apertava Ferreira. Na curva do Lago Ferreira rodou e Otero escapou por milímetros do toque. Na oitava volta Leonardo Sousa retardou a freada e fez uma bela ultrapassagem sobre Rodolpho Santos no Esse do Senna, enquanto Denis Navarro fazia a melhor volta naquele momento, buscando encostar no líder da prova.

A corrida seguia extremamente movimentada e Otero na curva do Lago (Chico Landi) escapava do traçado perdendo a posição para Neugebauer e gesticulou bastante reclamando de alguma manobra do adversário. Cordeiro pagou o drive-trough e novamente foi penalizado por excesso de velocidade no pit-lane.

Neugebauer também era penalizado por manobra antidesportiva sobre Otero, no momento em que Navarro chegava de vez em Nelson Merlo. Felipe Ferreira abandonava no final da reta oposta. Faltando quatro voltas a briga de Navarro e Merlo tomava contornos de guerra franca e aberta.

Restando somento uma volta a vantagem de Merlo era somente de 0s221 sobre Navarro. Boesel fazia de tudo para segurar Otero. No final vitória de Merlo venceu pela segunda vez na temporada, superando Navarro no final por ínfimos 0s328 sobre Navarro, com Landi completando o pódio. Após o encerramento da corrida Navarro tomou uma punição e teve um acréscimo de 20 segundos em seu tempo total de prova por atitude antidesportiva, sendo relegado a sétima posição.


Resultado da 8ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana:

1 Nelson Merlo - Bassani Racing (Bra), 17 voltas em 30m55s283 (média de 142.14 km/h)
2 Daniel Landi - Razia Sports (Bra), a 7s956
3 Lú Boesel - Razia Sports (Bra), a 13s000
4 Leonardo Otero - National Sports (Bra), a 13s159
5 Leonardo de Souza - Kemba Racing (Bra), a 18s463
6 Rodolpho Santos - Amir Nasr Racing (Bra), a 20s053
7 Denis Navarro - Cesário Fórmula Jr (Bra), a 20s328
8 Renan Bussieri - Cesário Fórmula Jr (Bra), a 21s512
9 Werner Neugebauer - Prop Car (Bra), a 30s279
10 Leonardo Cordeiro - Cesário Fórmula (Bra), a 47s896
11 Felipe Ferreira - Bassan Motorsport (Bra), a 5 voltas
12 Pedro Nunes - Cesário Fórmula (Bra), a 13 voltas

Melhor Volta: Leonardo Cordeiro, na 14ª passagem em 1m30s725 (média 170,98 km/h)

Campeonatos após oito etapas
Pilotos:
1 P. Enrique Nunes, 54 pontos
2 D. Navarro 49
3 N. Merlo 46
4 L. Cordeiro 35
5 F. Galera 21
6 L.Boesel 20
7 L. Otero 18
8 Daniel Landi, 16
9 R. Santos 14
10 E. Leite 13
11 F. Ferreira 11
12 W. Neugebauer 9
13 L. Souza 6.
14 R. Bussieri,1
(Todos pilotos do Brasil)

Equipes:
1 Cesario Fórmula, 89 pontos
2 Cesario Fórmula Jr., 49
3 Bassani Racing, 46
Razia Sports, 46
5 Prop Car Racing, 30,
7 National Sports, 18
7 Amir Nasr Racing, 14
Bassan Motorsport, 11
9 Kemba Racing, 6
10 Baumer Racing, 3
.

A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)


Texto : João Vasconcelos
Foto: André Lemes
Agradecemos sua Difusão

Ingo/ Boni vencem e dedicam vitória a Alex Castilho

Editoria de Esportes/ GT3

Lamborghini vence após furo de pneu no Ford GT de Mattheis/ Negrão

SÃO PAULO – O final da 7ª etapa da GT3 Brasil ganhou contornos cinematográfico a seis voltas do final, quando o Ford GT de Andreas Mattheis/ Xandy Negrão que tinha boa vantagem, teve um pneu furado e bateu levemente na Ferrari F430 Allan Khodair/ Marcelo Hahn. Ingo Hoffmann que vinha em segundo assumiu a ponta e para festa da sua equipe cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

Além da alegria pela sua primeira vitória na GT3 Brasil, Ingo e a equipe tinham outro motivo para comemorar, foi a melhor maneira de prestar uma homenagem ao engenheiro da equipe, Alex Castilho, que faleceu na última quarta-feira, quando se dirigia para esta etapa em São Paulo.

"Não tinhamos um grande contato ainda com o Alex, mas sua perda abalou toda equipe. A vitória dedicamos a ele, que começou um trabalho que nos rendeu esta conquista", disse Ingo.

Paulo Bonifácio, que fez uma largada excelente assumindo, comentou que em condições normais seria impossível alcançar a vitória, e que Mattheis e Negrão claramente estavam controlando o ritmo de corrida. Ingo reforçou as palavras do companheiro, e lembrou que até tentou superar Negrão após a parada para troca de pilotos, mas o carro desequilibrou na freada da curva do lago.

Em segundo lugar terminaram Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann a bordo de um Dodge Viper, seguido por Ricardo Rosset/ Walter Salles com outro Ford GT

Amanhã acontece a 8ª etapa do campeonato, com largada programada para as 13:15.

O resultado da 7ª etapa:
1º) Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann (LG), 36 voltas em 1h01min09s479 (média de 152.18 km/h)
2º) Lico Kaesemodel/Alceu Feldmann (VC), a 14s050
3º) Walter Salles/Ricardo Rosset (FG), a 17s967
4º) Claudio Ricci/Rafael Derani (F4), a 52s254
5º) Abramo Mazzochi/Mateus Stumpf (VC), a 52s981
6º) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto (F4), a 58s026
7º) XandyNegrão/Andreas Mattheis (FG), a 1min30s922
8º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (F4), a 1 volta
9º) Antonio Hermann/Valdeno Brito (P9), a 1 volta
10º) Emerson Fittipaldi/Wilson Fittipaldi (P9), a 1 volta
11º) Amadeu Rodrigues/Leonardo Burti (VC), a 2 voltas

FG: Ford GT
LG: Lamborghini Gallardo
VC: Dodge Viper Coupé
F4: Ferrari 430
P9: Porsche 997

Os seis primeiros no campeonato: 1) Xandy Negrão/Andreas Mattheis, 46 pontos; 2) Walter Salles/Ricardo Rosset, 44; 3) Paulo Bonifácio/Ingo Hoffmann, 34; 4) Claudio Ricci/Rafael Derani 24; 5) Wagner Ebrahim e Fábio Ebrahim, 22; 6) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto,19.

JV5Racing – 12/07/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos