sexta-feira, 27 de junho de 2008

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FÓRMULA 3 SUlAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL




Projetos para o presente e futuro da melhor categoria escola da América Latina

São Paulo, 27 de junho de 2008 (Especial).- Os donos da Fórmula 3 Sulamericana S.A.B e a Associação das Equipes de F.3.S, com o objetivo de em 2009 concretizar o ano de atualização técnica e recuperação de seu parque, busca a integração de pilotos e equipes de outros países, da única categoria de monopostos do continente. Essa categoria nos coloca em primeiro lugar a nível mundial como a grande categoría "escola de pilotos" da América Latina nos últimos 22 anos, assim como tem demonstrado que os pilotos formados por ela, logo se destacam a nível mundial.

Com este objetivo a F.3.S S.A.B e a A.E.F.3.S decidiram trabalhar conjuntamente com a importante e reconhecida empresa de Marketing e
e Promoções de São Paulo, dirigida pelo Sr. Dilson Motta junto a grupo de destacados profissionais especializados na matéria.

A empresa 63MKT, desenvolve projetos integrados com ações de marketing com a organização de eventos, observando o perfil do público e a mensagem que desejam transmitir, combinando ações de incentivo de modo que toda organização, desde seus empregados até o cliente final, passando pelos meios de distribuição estejam alinhados com os mesmos objetivos, para alcançar com a somatória de todas estas ferramentas a maior eficiência e os melhores resultados.

Tendo sempre como principal objetivo, estabelecer associações duradoras por intermédio de soluções inovadoras, criativas e eficazes, de maneira transparente e sempre comprometida com o objetivo do cliente, seus resultados e valores éticos. Hoje, a pouco mais de duas semanas da "corrida 300 da F.3.S" que será disputada no dia 12 de julho, em São Paulo, esta empresa tem como um dos seus grandes desafios, que o trabalho em conjunto com quem criou a Fórmula 3 Sudamericana, seja a de fazer a categoria novamente voltar a ser a grande especialidade na América do Sul, e são três os principais objetivos nesta primeira etapa.

Atualizar o parque de carros; voltar a contar com o Uruguai como país organizador de corridas e integrar também os pilotos deste país e voltar a contar com pilotos e equipes da Argentina, mantendo as corridas neste país, para que em breve se obtenha o sucesso nestas metas prioritárias. Independentemente continuar-se-a a trabalhar em busca de que outros países voltem a integrar a categoria como já aconteceu a muito tempo atrás.

Planos para 2008 e 2009

Os seguinte planos para categoria, que já foram divulgados pelo jornalista João Vasconcelos logo após o final de semana em Brasília, foram confirmados pelo Sr. Dilson Motta.

1) Os chassis do próximo ano serão os Dallara F309, identicos aos que serão utilizados na Europa.

2) Os atuais chassis (Dallara F301) poderão ser utilizados para se disputar uma classe Light, como acontecia em anos anteriores.

3) A empresa 63MKT está finalizando os acordos com a empresa "Aymoré Financiamentos-Banco Real" para abrir uma linha de crédito, com a finalidade de facilitar a compra dos novos chassis às equipes interessadas.


4) O engenheiro Jos Claes, da Dallara, que já vindo ver a nossa categoria em outras oportunidades, esteve em Brasília onde visitou boxes, conversou com chefes de equipes e pessoas ligadas à categoria ali presentes.

5) Varios donos de equipes que até pouco tempo estiveram na categoria, se mostraram interessados em integrar essa nova Fórmula 3 Sulamericana prevista para 2009, que com a atualização dos chassis e seus motores de 250 HP, será a de melhor relação "peso-potencia" do mundo.

6) Ficou acertado continuar a utilizar os motores "Berta-Ford", uma vez que as equipes estão satisfeitas com o rendimentos destes motores, e com sua produção na América do Sul.

7) Neste momento ainda estão acontecendo negociações para realizar um importante objetivo, que seria a realização de uma programação em Piriápolis, Uruguai, entre 14 e 16 de novembro deste corrente ano.

8) A 63MKT esta trabalhando intensamente com o objetivo de novamente atrair equipes argentinas, e por esse motivo tem prevista uma reserva de chassis F309 para escuadras deste país, que queiram voltar a ingressar na categoria. Também trabalham para integrarem pilotos da Argentina, Uruguai e outros países; sem dúvidas outro dos importantes objetivos, segundo comentou o Sr. Dilson Motta.

9) Pelo motivo da histórica "corrida 300 da F.3.S" a ser disputada no Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos), São Paulo, a 63MKT, trabalha preparando uma grande comemoração com a presença de importantes nomes da história da categoria.

10) Também se trabalha para a realização da corrida na Argentina, que inicialmente seria em Córdoba, em outro cenário. Estas tratativas poderão estar finalizadas favoravelmente nos próximos dias.

Fotos: Dallara F301 que passará à Classe Light em 2009 (Crédito João Vasconcelos).
Dilson Motta. Henrique Olivier e Equipe de trabalho da 63MKT na F.3.S (Crédito: 63MKT e Agencia AmittiBrasil)

Agradecemos sua Difusão
Mariela e Ricardo Pallero (Imprensa e Difusão F.3.S)

João Vasconcelos - Tradução

A meta de Hybernon é o título do Brasileiro de Kart

EDITORIA DE ESPORTES/ Kart

Cearense terá novo preparador de motores no 43º Brasileiro de Kart

Único cearense na "Sênior A", Hybernon Cysne (Newland/ Marquise/ IESA/ Ecofor/ Facility/ Aspectho) vai dar prioridade à busca do título nacional de kart, que será disputado no Kartódromo Velopark (Nova Santa Rita - RS), entre os dias 29 de julho à 02 de agosto próximos.

A decisão do piloto foi pelos micromonopostos, uma vez que seria impossível também disputar a 5ª etapa do Brasileiro de Stock Car, que acontece na mesma data em São Paulo. Hybernon corre pela escuderia Katalogo Racing na Stock Car.

O cearense já assinou com Cesar Mittag para utilizar um pacote de motores deste renomado preparador; tudo com o único objetivo de brigar pelo título. Hybernon já obteve por quatro vezes o vice-campeonato e este ano não quer deixar o título escapar.

"Quero chegar ao Brasileiro com tudo que tiver de melhor. Estamos nos esmerando na preparação a exemplo do que fizemos em 2004, mas o título escapou na última bateria por 0s062 milésimos de segundo com o Russo vencendo e eu ficando em segundo", lembrou o piloto.

Hybernon já treinou no Velopark na semana que antecedeu a etapa de Santa Cruz da Stock Car, e elogiou muito o novo circuito, localizado em Nova Santa Rita.

"O complexo é de longe o melhor do país. Tudo muito bem pensado, com zebras corretas, amplas áreas para se trabalhar e eles estão somente começando. Ainda vai ter pista de arrancada no mesmos moldes dos Estados Unidos, pista com condições de sediar provas de Stock, F3, GT3, Truck, pistas de cross; enfim estão de parabéns", completou o piloto.

Lista de Inscritos para categoria Sênior A:

1 – Vicente Borges (SP)
6 – Fernando Jr. (RS)
7 – Marcelo Oliveira (RJ)
8 – Anderson Faita (DF)
12 – Jorge Busato (RS)
18 – André Abrão (PR)
21 – Leonardo Nienkotter (SC)
22 – Carlos Braz (RJ)
25 – Fernando Scotti (PR)
27 – Fernando Leme (SP)
33 – Franklin Maiolino (BA)
39 – Guildner Carvalho (MG)
41 – Hybernon Cysne (CE)
57 – Jorge Borelli (SP)
68 – Glaucinei Souza (GO)
81 – Fernando Croce (SP)
311 – Erich Kowalski (PR)

O 43º Brasileiro de Kart mais uma vez será realizado em duas sedes diferentes:
de 08 a 12 de julho no Kartódromo Julio Ventura (Eusébio - CE) para a categoria ICC Sudam (Intercontinental C Sudam); e dos dias 29 de julho à 2 de Agosto no Kartódromo Velopark (Nova Santa Rita - RS) para as categorias PSK B e A (Piloto Sênior de Kart A e B), SS (Super Sênior), PGK B e A (Piloto Graduado de Kart A e B) e ICC Sudam Júnior (Intercontinental C Sudam Jr).


JV5Racing – 27/06/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos

*Vinicius Alvarenga confiante para 5° etapa da Copa São Paulo Granja Viana.*

Editoria de Esportes/ Kart


O piloto Vinicius Alvarenga, 15 anos (Opus Papéis/Massoni Racing/Colégio Spinosa/Puma), que fez belíssima prova na última etapa na copa São Paulo Granja Viana, chegando na segunda posição da corrida, está otimista para a quinta etapa, que acontecerá no próximo sábado (28), no Kartódromo Internacional Granja Viana. Tendo conquistado bons resultados nas etapas anteriores, busca mais uma vez chegar entre os ponteiros na sexta etapa.

Alvarenga que corre na categoria stock 125, irá disputar com pilotos das categorias Stock car, Fórmula Truck entre outras; esta categoria vêm atraindo a cada etapa pilotos profissionais de varias categorias, sendo uma das categorias com maior número de karts no grid.

Ansioso pela etapa, Vinicius vem sendo o mais rápido nos treinos livres que aconteceram nesta semana e a equipe esta com expectativa de um grande resultado na prova de sábado.

* "Os resultados nos treinos livres tem sido muito bons, estamos a cada dia evoluindo nosso kart e com isso melhorando nosso tempo. A equipe também está trabalhando muito para termos bons resultados". Disse Alvarenga *

A quinta etapa da Copa São Paulo da granja Viana acontecera neste próximo sábado (28) no Kartódromo Internacional Granja Viana, situado a Rua Dr. Tomas Sepe, 443 - Jd. da Glória - Cotia/SP, a entrada e franca.



Programação;
Sábado 28/06
Tomada de tempo às 13:50hs

Corrida às 15:20 horas.

JV5Racing – 27/06/2008
Reynaldo Pereira

quinta-feira, 26 de junho de 2008

O engenheiro da Dallara fala do presente e futuro da F.3.S



XXII CAMPEONATO CODASUR DE FÓRMULA 3 SULAMERICANA
PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL

São Paulo, 24 de junho de 2008 (Especial).- Por ocasião da apresentação da categoria Continental em Brasília, onde foram disputadas a 5ª e 6ª etapas do presente campeonato, esteve presente o britânico Jos Claes (Engenheiro Chefe da Dallara), que já esteve em outras oportunidades acompanhando provas da mais importante categoria de monopostos da América do Sul.



No Autódromo Internacional Nelson Piquet, na capital Federal, Claes conversou com os donos das equipes e com os integrantes da 63MKT, empresa de Marketing e Promoções (encarregada de organizar o campeonato da F.3.S). Entre estes conversou com o Sr. Dilson Motta (um dos proprietários da empresa brasileira), sobre a mudança de chassis que está prevista para acontecer no próximo ano, para atualizar a melhor a mais veloz Fórmula 3 do mundo, e a única que nos últimos 22 anos vem colocando o automobilismo sulamericano no mais alto nível tecnológico.





P - Você já conhecia a F3S?

R - Sim, nós estamos sempre recebendo as informações deste campeonato, e em várias oportunidade pude assistir as corridas ao vivo.

P - Qual sua impressão da categoria?
R - Nós da Dallara estamos encantados com a categoria, porque apesar destes chassis não serem de última generação como os utilizados na Europa, aqui se conseguem resultados excepcionais.

P - Qual a sua impressão que teve das equipes daqui?
R - As equipes são muito profissionais e não ficam a dever nada as melhores da Europa. Além disso os pilotos em um enorme potencial, mesmo alguns deles sendo muito jovens.

P - A F.3.S terá este ano nove programações todas em rodadas dupla. Oque lhe parece este formato e as pistas que recebem a categoria?
R - Está é um formato muito interessante e as pistas são fabulosas, algumas muito melhores que as que encontramos na Inglaterra. Brasília tem um traçado bastante longo e desafiador. Tarumã já é mais curto, mas muito rápido, Interlagos e Curitiba classifico como os melhores.

P - A F.3.S utiliza hoje os chassis Dallara F301. Qual será o modelo que será utilizado no próximo ano?
R - Estamos falando com os chefes das equipe e pretendemos utilizar o F309, o mesmo modelo a ser utilizado na Europa. Será necessário somente se produzir um suporte específico para colocar os motores Berta-Ford nos chassis novos.

P - Quantos chassis estão previstos para serem enviados para América do Sul em 2009?
R - Ainda não tenho os números definitivos, mas posso dizer que Cesário, Dárcio e Amir já disseram desejar cada um duas unidades cada um. As outras equipes também tem muito interesse e tenho certeza que poderemos ter aqui um parque totalmente renovado na categoria. Também temos quatro chassis reservados para equipes e pilotos argentinos a pedido da organização do campeonato.

Os novos chassis Dallara já utilizam a vários anos uma caixa de câmbio seqüêncial de 6 marchas e o novo modelo 2008 tem várias novidades mecânicas e aerodinâmicas, que seguramente serão melhoradas para 2009. Tudo isso somado aos motores Berta-Ford, os mais potentes dentro daqueles utilizados na Fórmula 3 em todo mundo, converterá a categoria sulamericana em uma das mais exigentes dentre todas as que são disputadas no mundo.


Agradecemos sua Difusão

Nota: Em anexo foto do engenheiro Jos Claes conversando com Dárcio dos Santos em Brasília

Texto e Fotos: João Vasconcelos

domingo, 22 de junho de 2008

Negri dá show na chuva e leva seu carro ao sexto lugar em Mid-Ohio

Editoria de Esportes/ Grand - Am

Tormenta marca a Emco Gears Classic

A sétima etapa da Grand American Rolex Sport Car Series aconteceu neste sábado, em Lexington (Mid-Ohio), com a Emco Gears Classic. A prova foi marcada por uma forte tormenta, com vento extremamente fortes que assolaram a região.

Para dupla formada pelo brasileiro Oswaldo Negri Jr, e seu companheiro
Mark Patterson, da equipe Michael Shank Racing (MSR) a prova tinha uma importância ainda maior, já que a equipe é sediada em Ohio. Patterson largou da 11ª posição e mesmo sob as condições extremamente adversas evoluiu até as primeiras posições durante seu stint.

Na parada para troca e reabastecimento Negri assumiu a condução e retornou a pista em 19ª. O brasileiro passou a conduzir em um ritmo alucinante para as condições da pista e rapidamente já ocupava o terceiro lugar. Nos instantes finais da prova, no entanto, os pneus Pirelli do Ford Riley # 60 da MSR já não apresentavam o grid desejado e Negri se viu obrigado a fazer uma tocada mais conservadora, e cedeu espaço para Donohue e France.

"Essa foi sem dúvidas a corrida mais difícil que disputei. Por várias vezes completar a volta sem sair da pista já era um feito impressionante", disse o brasileiro. "Eu reconheço que andei muito forte com a pista molhada, mas sempre adorei pilotar com chuva. As condições adversas são um desafio muito estimulante, mas preferi não arriscar a danificar um toque com Donohue e France", falou Negri já pensando no campeonato.

Fogarty/ Gurney acabaram vencendo pela primeira vez na temporada, e
assumiram a vice-liderança do campeonato. Donohue/ Law terminaram em segundo e Plumb/ Sigal completaram o pódio em Mid-Ohio. Negri e
Patterson seguem ocupando o quarto lugar no campeonato e bem próximos do segundo e terceiro lugares.

A próxima etapa do campeonato acontece no dia 03 de julho com a Brumos Porsche 250, no Daytona International Speedway.

Resultado da Emco Gears Classic (Mid Ohio):
1 Jon Fogarty/ Alex Gurney - Pontiac Riley
2 David Donohue/ Darren Law - Porsche Riley
3 Matt Plumb/ Gene Sigal – BMW Riley
4 Brian Frisselle/ Marc Willkins - Ford Riley
5 João Barbosa/ JC France - Porsche Riley
6 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - Ford Riley
7 Burt Frisselle/ Rick Taylor – Ford Dallara
8 Scott Pruett/ Memo Rojas - Lexus Riley
9 Nic Jonsson/ Ricardo Zonta - Pontiac Lola
10 Max Angeleli/ Michael Valiante - Pontiac Dallara

Classificação do Campeonato:
1 Memo Rojas/ Scott Pruett - 225 pontos
2 Alex Gurney/ Jon Fogarty - 188
3 Jim Mathews/ Marc Goossens - 186
4 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - 171
5 Ricardo Zonta/ Nic Jonsson - 158

JV5Racing – 22/06/2008
João Vasconcelos –
(011) 9479-9462
MTB:38553
Texto: João Vasconcelos
foto crédito: Grand Am Média