sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Bardahl Chevrolet Endurance Team é bicampeã brasileira

Editoria de Esporte/ Brasileiro de Endurance



Os pilotos Carlos Prado e Fernando Rebellato, com um Chevrolet Vectra, conquistam o campeonato no grupo II.

A equipe Bardahl Chevrolet Endurance Team sagrou-se bicampeã brasileira com o Vectra Endurance, na categoria II, no último final de semana, no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS). Dois carros da equipe disputavam o certame: o Vectra, que conquistou o campeonato por antecipação, chegando em segundo lugar, e a Montana, que saiu de Santa Cruz como líder na categoria IV e o lugar mais alto do pódio.

"Teremos ótimas lembranças dessa etapa de Santa Cruz do Sul. Com a segunda colocação do Vectra, saímos daqui campeões no grupo II e líderes da categoria IV graças à vitória da Montana. Os carros se comportaram muito bem durante as três horas de corrida e ver nossos pilotos no lugar mais alto do pódio fecha com chave de ouro nosso trabalho em 2007", resumiu Luiz Moncaio, chefe da equipe.

Neste campeonato, a liderança da equipe Chevrolet Endurance Team foi elogiada até pelos adversários. Em cinco provas, o Vectra foi ao pódio em todas as etapas, conquistando, inclusive, duas vitórias. Pelo regulamento, o Vectra compete com carros mais potentes e caros, como BMW série 3 e Mitsubishi Lancer. Mesmo assim, sagrou-se campeão faltando uma etapa para o fim do campeonato. Se não correr a prova Três Horas de Curitiba, prevista para novembro, as outras equipes não têm mais como alcançá-lo.

O segundo carro da Chevrolet Endurance, a picape Montana, nesse mesmo ano ganhou duas etapas, obteve um segundo lugar e um quarto. "Corremos com uma picape contra carros mais leves e, mesmo assim, estamos liderando o campeonato. Em provas de velocidade como a endurance, que são de longa duração, a confiabilidade dos carros é muito importante. Afinal de contas, para ganhar corridas, antes de tudo é necessário terminá-las", afirma Sergio Gotti, piloto da Montana, parceiro do jornalista Ricardo Dilser.

O Vectra Endurance

O Vectra Campeão Brasileiro de Endurance 2007 é derivado do modelo Elegance. Seu motor é produzido na fábrica de São José dos Campos para exportação. Equipado com turbo compressor, tem 240cv originais. Para o Vectra Endurance, recebe preparação extra, orientada pelo engenheiro Marcelo Oliveira, funcionário da GMB. O Vectra Endurance é o único modelo da categoria II movido a álcool. Seus rivais, para conseguir a mesma autonomia, queimam gasolina.

O Vectra Endurance tem ainda molas e suspensões especiais para competição, mesmo mantendo a arquitetura original. Na dianteira, pinças com seis pistões e nas rodas traseiras, pinças com quatro pistões garantem segurança ao modelo que pode chegar aos 250 km/h de velocidade final. Não há isolamento acústico, tampouco térmico. Mas os pilotos não reclamam: "Quando descemos uma reta a mais de 200 km/h, com carros por todos os lados, não dá tempo para pensar no calor extremo ou no barulho", exemplifica Carlos Prado, campeão brasileiro ao lado de Fernando Rebellato.

Considerado um dos carros mais bonitos do Endurance, o Vectra foi convidado pela organização do Campeonato para ficar exposto como carro convite para a prova, no centro da cidade de Santa Cruz.

A próxima etapa será disputada dia 4 de novembro, na capital paranaense. "Espero estender essa alegria conquistando o título de campeão brasileiro também no grupo IV. Estou ansioso para a prova de Curitiba", finaliza Dilser, piloto da picape Montana. A equipe Bardahl Chevrolet Endurance Team tem o patrocínio de Chevrolet, Bardahl, Option Telecom, DHB Componentes Automotivos e Himalayan. E apoio da Funari, Cronomac, Cobreq, Ancona, SPA Turbo, Fuel Tech, Personal Parts, Binno, Mahle, Flash Power, EBC brakes, Rede Campeão de Postos e Frenos Doppler.

04/10/2007
JV5Racing
Texto: GM do Brasil













foto crédito: Divulgação GM do Brasil

Na Argentina começa a real luta pelo título 2007 da Nextel Stock Car

Editoria de Esportes/ Nextel Stock Car

"Vamos pelear por los puntos dice Hybernon"

Uma vez definidos os dez pilotos que irão se degladiar pelo título da temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car, a Argentina passa a ter um papel fundamental nesta disputa. Isto porque a 9ª etapa, a primeira das quatro que restam aos dez postulantes ao título, acontece exatamente no país vizinho, na pista de Buenos Aires.

O cearense Hybernon Cysne (Construtora Marquise/ Newland/ Capitalize Fomento/ Aspectho/ Draft) do Chevrolet Power Team, não entrou na batalha, mas nem por isso tem motivos para esmorecer. O piloto já embarca nesta sexta-feira para Buenos Aires e se prepara para disputa, mas antes encontrou tempo de acompanhar de perto os 200 Km de Buenos Aires, que acontece já no final de semana.

"Estive assistindo a GT3 Brasil no último fim de semana em Curitiba, e fiquei impressionado com o profissionalismo e com os carros, que são verdadeiramente fantásticos", disse Hybernon. "Agora vou acompanhar de perto os carros da TC2000 nos 200 KM de Buenos Aires, que já se tornou um dos grandes 'clássicos' do automobilismo Sul-Americano. Se por um lado não entrei no play-off, a Powertech tem motivos de sobra para estar ansiosa pela corrida na Argentina; y nosotros vamos pelear por los puntos", falou em perfeito espanhol o piloto.

Os 10 pilotos que lutarão pelo título da Copa Nextel Stock Car este ano e seus respectivos pontos são:
1º) Cacá Bueno (Mitsubishi, RJ) 227 pontos (200 + 25 + 2)
2º) Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP) 221 pontos (200 + 20 + 1)
3º) Thiago Camilo (Chevrolet, SP) 217 pontos (200 + 16 + 1)
4º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi, SP) 214 pontos (200 + 14)
5º) Marcos Gomes (Chevrolet, SP) 212 pontos (200 + 12)
6º) Valdeno Brito (Peugeot, PB) 210 pontos (200 + 10)
7º) Daniel Serra (Volkswagen, SP) 209 pontos (200 + 9)
8º) Hoover Orsi (Volkswagen, MS) 209 pontos (200 +8 + 1)
9º) Felipe Maluhy (Mitsubishi,SP) 207 pontos (200 + 7)
10º) Rodrigo Sperafico (Volkswagen, PR) 207 pontos (200 + 6 + 1)

JV5Racing – 05/10/2007
João Vasconcelos – (011) 9479-9462 - celular novo
MTB:38553
Foto Crédito: João Vasconcelos

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Casagrande/ Collares somam mais um ponto na tabela

Editoria de Esportes/ GT3

Violento acidente com Viper de Mazzochi encerra prova com safety-car

A 6ª rodada do Brasil GT3 Championship ficou marcado por um violentíssimo acidente com o Dodge Viper do piloto Abramo Mazzochi, que bateu frontalmente no guard-rail e capotou duas vezes, ficando virado com as rodas para o ar. O piloto felizmente nada sofreu e foi liberado logo após os exames de rotina, do centro médico do Autódromo Internacional de Curitiba.

Para os pilotos Fabio Casagrande/ Amilcar Collares (Quality Top Fuel Havoline/ Tools Software/ Sudeste Pré-Fabricados) a corrida teve um sabor especial, já que estiveram durante grande parte da prova disputando um lugar no pódio, e ao final somaram mais um ponto na tabela, afastando de vez a má fase. Na largada Xandy Negrão manteve a primeira posição, seguido por Claudio Ricci com um Ferrari e Fabio Casagrande que fez uma espetacular partida com seu Dodge Viper. Alceu Feldmann bobeou na partida e perdeu cinco posições.

Até pouco antes do reabastecimento o trio Negrão, Ricci e Casagrande dominavam a prova separados entre si por 3 segundos e com Feldmann rapidamente descontando o atraso inicial. Próximo de 25 minutos de corrida Fabio Casagrande acabou rodando na curva que leva a entrada da reta e perdeu a posição para Feldmann, na volta seguinte o carro novamente escorregou de traseira e o piloto exibindo um controle excepcional, evitou uma batida contra o muro.

"O carro reagiu de forma inesperada e não tive como evitar a rodada. Na volta seguinte quase que me estatelo no muro da entrada da reta, fui aos boxes, mas não constataram nada de anormal", comentou Casagrande. "Pode ter sido alguma variação de pressão no pneu de apoio, já que usamos pouca asa para ganhar mais velocidade", disse ainda o piloto.

O piloto do Viper negro acabou excedendo sua velocidade no pit-lane e foi obrigado a pagar um drive-trough antes de realizar a troca de pilotos. Collares voltou à pista e lutou como um leão em busca de um ponto, travando novamente um duelo espetacular com o Viper de Abramo Mazzochi. O duelo se encerrou prematuramente devido um acidente forte com Mazzochi, que tentava superar o Ferrari de Walter Derani, que ia a frente dos dois.

Mazzochi deviou da Ferrari que lhe trancou a porta, e acabou batendo frontalmente no guard-rail , capotando duas vezes e parando de rodas para o ar. O safety-car entrou na pista e a prova se encerrou com o carro de segurança na pista. A vitória acabou nas mãos de Xandy Negrão e Andreas Mattheis, com Boni/ Feldmann em segundo e W. Derani/ C. Ricci completando o pódio.

Com o resultado Boni e Feldmann levam 13 pontos de vantagem sobre Xandy/ Mattheis no campeonato. Amilcar Collares conseguiu ainda mais um ponto para equipe de Americana, Casagrande Racing, que agora soma 4 pontos na tabela, após ter sofrido acidentes nas duas primeiras etapas do ano.

"A equipe toda esta de parabéns, e a recompensa pelo trabalho veio em forma dos pontos. Agora é já pensar na próxima etapa e trabalhar para melhorar ainda mais", disse Collares.

A data e local da próxima etapa da categoria ainda não foi definida. A SRO Latin America, promotora do evento, está negociando com os autódromos de Londrina, Goiânia e Santa Cruz do Sul.

Resultado 6ª rodada:
1 Xandy Negrão/ Andreas Mattheis (Lamborghini Gallardo), 43 voltas em 1h01m36s906 (média de 154,72 km/h)
2 Paulo Bonifacio/ Alceu Feldmann (Lamborghini Gallardo), a 2s957
3 Walter Derani/ Cláudio Ricci (Ferrari 430), a 14s377
4 Renato Cattalini/ Luís Otávio Paternostro (Ferrari 430), a 20s210
5 Rafael Derani/ Alencar Jr (Ferrari 430), a 21s440
6 Sérgio Laganá/ Marcelo Fernandes (Ferrari 430), a 1 volta
7 Antonio Hermann/ Lico Kaesemodel (Porsche 997 GT3), a 2 voltas
8 Almícar Collares/ Fábio Casagrande (Viper Competition Coupe), a 2 voltas
9 Abramo Mazzochi/ Ramon Matias (Viper Competition Coupe), a 3 voltas
10 Paulo de Tarso/ Leonardo Burti (Viper Competition Coupe), a 7 voltas

Melhor volta: Xandy Negrão na 2ª passagem em 1m20s215 (média 165,82 km/h)

Classificação após 6 rodadas:
1 Alceu Feldmann/ Paulo Bonifácio, 56 pontos
2 Xandy Negrão/ Andreas Mattheis, 43
3 Walter Derani/ Cláudio Ricci, 36
4 Abramo Mazzochi/ Ramin Matias, 32
5 Renato Catalini/ Luís Otávio Paternoso, 18
6 Rafael Derani/ Alencar Jr, 16
7 Antonio Herman/ Lico Kaesemodel, 15
8 Paulo de Tarso/ Leonardo Burti, 7
9 Sérgio Laganá/ Marcelo Fernandes, 6
10 Almícar Collares/ Fábio Casagrande, 4.

JV5Racing – 01/10/2007
João Vasconcelos – (011) 9479-8462 novo celular
MTB:38553


Fotos e Texto Crédito: João Vasconcelos

domingo, 30 de setembro de 2007

Casagrande/ Collares terminam em excelente 6ª posição

Editoria de Esportes/ GT3



Boni/Feldmann se aproveitam de problema de pneus de outra Lamborghini e vence fácil

Nova vitória para dupla formada por Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann no Brasil GT3 Championship. A 5ª etapa desta temporada de estréia da categoria no Brasil aconteceu com tempo instável e alguns momentos com leve chuvisco no traçado do Autódromo Internacional de Curitiba. Na largada Andreas Mattheis sustentou a ponta, apesar do forte ataque de Paulo Bonifácio, mas não fechou a primeira volta à frente do pelotão, já que deu uma escorregada e permitiu a ultrapassagem do rival.

Para dupla da Casagrande Racing, Fabio Casagrande/ Almilcar Collares (Quality Top Fuel Havoline/ Tools Software/ Sudeste Pré-Fabricados) e corrida começou bastante auspiciosa, com Collares pulando da sétima posição para o quinto lugar. Rapidamente Boni abriu vantagem sobre Mattheis, Renato Catallini, Rafael Derani e Amilcar Collares. A grande emoção do início da prova acabou sendo o duelo entre Abramo Mazzochi e Amilcar Collares, após o primeiro se livrar do Porsche de Antonio Hermann.

"Foi uma corrida muito boa, principalmente meu duelo com o Mazzochi que foi muito limpo", disse Collares. "Agora que conseguimos terminar nossa primeira corrida e afastar a bruxa, podemos trabalhar mais tranquilos. Esse resultado foi excelente", completou o carioca.

Lá na frente tudo corria bem para Boni/ Feldmann, inclusive com um furo no pneu da Lamborghini de Xandy/ Mattheis que os obrigou a antecipar a estratégia de paradas. Fabio Casagrande assumiu o lugar de Collares e voltou à pista na sexta posição. Faltando 14 voltas para o final aconteceu o único abandono da corrida, com o Viper de Burti/ Marques deixando a prova após largar dos boxes com algumas voltas de atraso.

Perto do final começou uma leve garoa, mas suficiente para atrapalhar as pretenções dos Viper que tinham Ramon Matias em segundo e Fabio Casagrande em quinto. Ramon Matias não pode evitar a ultrapassagem de Claudio Ricci e terminou em terceiro. Fabio Casagrande chegou a rodar, mas voltou à pista e concluiu a prova em sexto lugar.

"No fim meu carro começou a ficar muito traseiro, e junto com o desgaste do pneus ainda tinha que tentar conter o avanço do Lamborghini que é muito mais rápido nas saídas de curva", contou o paulista. "De qualquer forma estamos muito contentes, já que finalmente conseguimos completar a prova", disse ainda o piloto, que para espantar a má sorte colocou no box um pé de pimenta e alguns galhos de arruda.

"Eu não acredito em buxas não, isso é besteira. Mas que elas existem, existem", brincou ainda o piloto.

Resultado da 5ª etapa:
2 Paulo Bonifácio/ Alceu Feldmann - Lamborghini Gallardo 43 voltas em 1h06m414 (média
2 Walter Derani/ Claudio Ricci - Ferrari 430 a 16s417
3 Abramo Mazzochi/ Ramon Matias - Viper Competition Coupé a 17s263
4 Renato Cattalini/ Luiz Paternostro - Ferrari 430 a 39s193
5 Andreas Mattheis/ Xandy Negrão - Lamborghini Gallardo a 44s212
6 Amilcar Collares/ Fabio Casagrande - Viper Competition Coupé a 58s877
7 Antonio Hermann/ Lico Kaesemodel/ - Porsche 997 GT3 Cup a 1 volta
8 Rafael Derani/ Alencar Junior - Ferrari 430 a 1 volta
9 Carlos Crespo/ Roberto Pupo Moreno - Ferrari 430 a 1 volta
10 Sergio Langaná/ Marcelo Fernandes - Ferrari 430 a 1 volta
11 Leonardo Burti/ Paulo de Tarso - Viper Competition Coupé 14 voltas

Melhor volta: Xandy Negrão (Lamborghini Gallardo) na 27ª passagem em 1m20s022 (média 166,22 km/h)

JV5Racing – 29/09/2007
João Vasconcelos – (011) 9479-8462 novo celular
MTB:38553
Fotos Crédito: João Vasconcelos

GT3: + notícias