quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

EQUIPE BARDAHL/CHEVROLET SOBE AO PÓDIO NO GRANDE PRÊMIO SÃO PAULO

Com pouco mais de sete horas de corrida, o quarteto de pilotos chega em segundo lugar com o Corsa Racing


A prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance teve como cenário uma das mais tradicionais corridas do automobilismo paulista. Disputada na mesma data de aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, o evento fez parte das festividades da capital paulista. Com um bom público presente, o evento contou ainda com corrida de carros antigos, shows de banda de rock e até uma espécie de rallye de regularidade com automóveis originais de rua.



Claro que o evento mais esperado era a disputa pelos 1000 km. do Grande Prêmio São Paulo. A largada foi dada exatamente às 13 horas, com a Ferrari do trio Chico Longo, Daniel Serra e Chico Serra. A equipe Bardahl/Chevrolet Endurance Team estava presente com dois modelos turismo, o bi-campeão Corsa SS e o recém lançado Vectra GT. Com lançamento antecipado, aliás, o GT Racing foi uma das expectativas da corrida, já que ele substituiu, agora em 2009, o campeão Vectra sedã.



"Não tínhamos como objetivo colocar o GT agora na pista. Um carro de endurance requer testes e avaliações antecipadas, já que a exigência de uma prova de longa duração é muito grande. Mas a equipe trabalhou muito no GT e resolvemos usar o GP São Paulo como uma espécie de laboratório." disse Carlos Prado, piloto e diretor técnico do time.



Já nos primeiros treinos o GT mostrou ser competitivo. Os dados coletados na telemetria mostraram um carro mais estável que o anterior. Com motor 2.0 16V Turbo, o GT participará em 2009 na categoria II, destinada a veículos turismo derivados de linha, com motor acima de 2.0 ou turbo-comprimido.



"Todos os problemas que tivemos no GT foram relacionados à transmissão. O restante funcionou perfeitamente", revelou o piloto Fernando Rebellato.



E foi exatamente a transmissão que falhou na corrida, impossibilitando o GT de terminar a prova. A quebra do eixo piloto, que leva o torque do motor ao câmbio, retirou o modelo da disputa, logo após duas horas de corrida.



"Foi uma pena a quebra da transmissão na corrida, mas deu para perceber que o modelo é bem mais competitivo que o anterior. E aproveitamos a corrida para levantarmos outros dados importantes à performance do modelo." revelou Samuel Russell, piloto do GT. "Vamos mandar o eixo quebrado para o preparador da peça para análise", finaliza Luiz Moncaio, o chefe de equipe.



O segundo carro da equipe, o Corsa Racing, teve uma corrida disputada. O crescimento do número de carro na categoria IV, que disputa o Corsa, deu um sabor especial à corrida. Mesmo em se tratando de uma prova com mais de sete horas de duração, ninguém poupou equipamento.



"O ritmo de corrida dos carros da categoria IV foi impressionante. Fechadas, encostadas e gestos não muito educados foram comum entre os competidores, parecida corrida de 30 minutos", explicou o jornalista e piloto Ricardo Dilser.



A prova foi marcada por algumas batidas, algumas delas ocasionadas por óleo. Com isso, o asfalto de Interlagos ficou muito sujo e com pedaços de carroceria deixados por outros carros. E foi provavelmente um pedaço de carroceria de outro competidor que levou o Corsa Racing aos boxes, numa parada não programada para trocar um pneu furado.



"Com uma corrida tão disputada, a troca do pneu furado nos roubou a chance de vitória", disse Gerson Borini, engenheiro da GM e piloto convidado para esta etapa.



Até o momento da troca inesperada, o Corsa segurava a primeira colocação da categoria. Depois do imprevisto, caiu para quarto lugar, se recuperou durante a corrida e terminou em segundo lugar na categoria, 10a posição na geral, prova que foi vencida por uma Ferrari Modena.



A próxima etapa do Brasileiro de Endurance será disputada no dia 04 de abril no autódromo Internacional de Tarumã, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.



A equipe Chevrolet Endurance Team tem o patrocínio da Chevrolet, Bardahl e Option Telecom. E apoio da Funari, Cronomac, Cobreq, Ancona, EBC Brakes, Garret, Personal Parts, GKN, Fuel Tech, Binno, Mahle, Rede Campeão de Postos e Frenos Doppler.



JV5Racing – 28/01/2009
João Vasconcelos –
(011) 9479-9462
MTB: 38553

Assessoria de comunicação Bardahl Chevrolet Endurance Team

domingo, 25 de janeiro de 2009

Negri surpreso com posição no grid para 24 Horas de Daytona

Editoria de Esportes/ Grand - Am


Negri/ Patterson/ Hunter-Reay e Braun formam um dos times da Michael Shank Racing na 47ª edição da prova


A temporada 2009 para a equipe Michael Shank Racing (MSR) começou de modos distintos, o quarteto do carro nº 6 (Michael Valiante/ John Pew/ Ian James e A. J. Almendinger) irá partir da segunda fila do grid, na 47ª edição da Rolex 24 Hours at Daytona.

Valiante ameaçou conquistar a pole até os segundos finais do treino de classificação no Daytona International Raceway, e no final registrou o tempo de 1m40s651, que lhes valeu o 3º lugar no grid.

O brasileiro Oswaldo Negri Jr, que havia sido o pole ano passado e é o atual detentor do recorde do circuito, lamentou que o carro não tenha correspondido a contento nos 15 minutos da sessão de classificação e irá largar da 12ª posição.

"O carro de modo geral está muito equilibrado, mas não conseguimos uma volta realmente limpa. Não nego que fiquei surpreso com a posição no grid, porque o carro parece realmente muito bom", falou Negri. "Mas no fim é exatamente disso que precisamos, um carro que está constante e sem um consumo exagerado de pneus. Por esse motivo estou ansioso pela prova e o time está tão focado, que só posso estar otimista", completou ainda o brasileiro.

Negri irá pilotar o Ford - Riley nº 60 com seu companheiro regular na MSR, Mark Patterson; e mais o norte-americano Ryan Hunter-Reay e o piloto da NASCAR Truck séries Colin Braun.

A pole position ficou com David Donohue com o tempo de 1m40s540. Donohue conquista a pole exatamente 40 anos após a vitória do seu pai (Mark Donohue) nessa mesma prova, e irá competir juntamente com Darren Law, Buddy Rice e Antonio Garcia com um Brumos- Porsche. A 47ª Rolex 24 Hours at Daytona será transmitida ao vivo pela Fox, que tem sua largada programada para as 15:00 (horário local) do dia 24 de janeiro.


JV5Racing – 23/01/2009
João Vasconcelos –
(011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
fotos crédito: Grand Am Média