segunda-feira, 8 de junho de 2009

Quinto lugar para Negri/ Patterson na Sahlen's Six Hours of the Glen



A prova das Seis Horas de Watkins Glen, quinta etapa da temporada 2009 da Rolex Sport Cars Series, foi vencida pela dupla Scott Pruett/ Memo Rojas conduzindo um Lexus Riley. Para escuderia defendida pelo brasileiro Oswaldo Negri Jr, mais uma vez a pista de New York foi palco de festa. Os dois carros da Michael Shank Racing (MSR) cruzaram a linha de chegada, com um quarto e um quinto lugar.

Esta é uma pista de muita história; foi onde o Emerson (Fittipaldi) conquistou sua primeira vitória na F-1 com um Lotus em 1970, garantindo o título póstumo a Jochen Rindt, que era seu companheiro de equipe e havia falecido em Monza. É a pista que recebe a NASCAR e a IRL. Fica localizada dentro de uma vila onde o comércio de memorabílias e muito grande, com venda de poster das propagandas dos GPs de F1 dos anos 70, entre outros souvenirs.

Para Negri o resultado foi muito bom, mas poderia ter sido ainda melhor, como ele próprio narra.

"Watkins Glen sempre foi para mim e o Mark (Patterson) um pista muito especial. Foi exatamente aqui, que na nossa terceira prova juntos conquistamos um segundo lugar.

Temos sempre um bom carro aqui, e nossa equipe em provas longas sempre se sobressai.
Na tomada de tempo eu achei que daria para largar na primeira fila, eu sabia que o Pruett estava uma liga diferente, porém achei que teria condições de largar em segundo.
Meu engenheiro me disse no rádio que eu estava iniciando minha última volta, e que um décimo e meio me colocaria em segundo no grid.

No volante, a gente tem várias páginas, a de corrida, classificação, treino e etc; e na página de classificação, uma das 'windows' mostra a diferença da volta que eu estou, comparada com minha volta mais rápida. Eu estava 3 décimos mais rápido e acabou o combustível no meio da volta, classifiquei nosso carro em quinto.

Na corrida as primeiras horas foram tranquilas, e como é corrida longa eu estava cuidando dos freios, motor, etc. Na metade da corrida sabia que estavamos fortes; estava andando em segundo junto com o Rojas e o Valiente em terceiro.

Ficamos ali por uma hora. Mark fez uma ótima corrida, andou forte o tempo todo, não cometeu nenhum erro e virando voltas que ele nunca havia feito antes, e ele também sentiu que estavamos muito competitivos.

No último pitstop o reabastecimento era para ser de 14 galões, para que eu pudesse ir até o final da prova. Voltei em quarto, pois fizemos a troca de pilotos com bandeira verde. A ordem era Pruett, Angellelli, Berhard, eu e meu parceiro na MSR, o Valiente.

Foi aí que recebi a notícia pelo rádio que eu tinha que colocar no mapa 1, que é o mapa para economizar combustível. Até aí tudo bem pois mesmo assim eu virava rápido. O mapa 1 tira 8% da potência e economiza combustível. Foi quando recebi mais um comunicado pelo rádio, meu engenheiro disse que se não tivesse nenhuma bandeira amarela eu teria que parar para um splash-and-go.

A bandeira amarela não veio e tive que parar perdendo a quarta posição. Foi duro de digerir depois de 6 horas andando como se fosse classificação todas as voltas.

Subimos para oitavo na pontuação do campeonato, já que na prova de Daytona que não terminamos e na de New Jersey o Mark teve aquele incidente na largada, que nos custou alguns pontos. Mas não podemos lamentar, e bola para frente."

O brasileiro Ricardo Zonta, que competiu com o sueco Nic Jonsson, terminou em nono lugar. A próxima etapa da Rolex Grand American Sport Cars Series acontece no próximo dia 20 de junho, com a Enco Gears Classic, no circuito de Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington.

Resultado da Sahlen's 6 Hours of the Glen:
1 Pruett/ Rojas - Lexus Riley
2 Angellelli/ Frisselle/ Taylor - Ford Dallara
3 Berhard/ Dumas - Porsche Riley
4 Pew/ Valiante - Ford Riley
5 Negri/ Patterson - Ford Riley
6 Barbosa/ Borcheller/ France/ Haywood - Porshe Riley
7 Bouchut/ Tucker - BMW Riley
8 Auberler/ Lester/ Manning - BMW Riley
9 Jonsson/ Zonta - Ford Lola
10 Forest/ Taylor/ Taylor - Pontiac Riley
JV5Racing – 08/06/2009
João Vasconcelos –
(011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
Foto Crédito: Grand Am Média