sábado, 12 de julho de 2008

Nova pole de Cordeiro em Interlagos

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA
PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL




Final de semana começa perfeito para o piloto de São José do Rio Preto

São Paulo, 12/07/08 (Especial).- Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) está tendo um final de semana de sonhos. Ontem conquistou a pole para corrida de nº 300 da Fórmula 3 Sul Americana e agora pela manhã voltou a dominar os treinos e estabeleceu a pole também para corrida do domingo (8ª etapa do XXII Campeonato Sul Americano de F3),

O piloto, oriundo de São José do Rio Preto, mais uma vez superou seu companheiro de equipe Denis Navarro, desta vez por 0s030. Cordeiro trafegou pelos 4.309 metros do Autódromo José Carlos Pace em 1m30s375 (média 171,644 km/h).

O grid para prova do domingo é uma repetição do que acontece hoje, com os seis primeiras posições sendo ocupadas pelos mesmos protagonistas. Navarro superou Pedro Enrique, atual líder do torneio Continental, por 0s383. Por sua vez Pedro livrou 0s425 sobre Daniel Landi. Fernando Galera é o quinto no grid e Leonardo Otero o sexto.

Nelson Merlo livres dos problemas que enfrentou ontem em seu carro, vai alinhar na sétima posição no grid. Felipe Ferreira, que não disputou as provas em Brasília devido a uma fratura no polegar, larga em oitavo. O vencedor da prova de hoje irá colocar seu nome na história da categoria, ao lado de Leonel Friedrich vencedor da primeira corrida da modalidade; de Tom Stefani o vencedor da 100ª e de Nelson Piquet, quue triunfou na 200ª.

O argentino Nicolas Filiberti venceu a 100ª corrida da Fórmula 3 na classe B e o brasileiro Duda Azevedo a 200ª na classe Light.

A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)
Grid para 8ª etapa do Campeonato da Fórmula 3 Sudam
1º) Leonardo Cordeiro - Cesário Fórmula (Bra), 1:30.375, média de 171.644 Km/h
2º) Denis Navarro - Cesário Fórmula Jr (Bra), 1m30s405
3º) Pedro Enrique - Cesário Fórmula (Bra), 1m30s788
4º) Daniel Landi - Razia Sports (Bra), a 1m31s213
5º) Fernando Galera - Prop Car (Bra), 1m31s356
6º) Leonardo Otero - National Motorsport (Bra), a 1m31s547
7º) Nelson Merlo - Bassani Racing (Bra), 1m31s666
8º) Felipe Ferreira - Bassan Motorsport (Bra), 1m31s925
9º) Leonardo de Souza - Kemba Racing (Bra), 1m31s983
10º) Lú Boesel - Razia Sports (Bra), 1m32s281
11º) Nilton Molina - Bassani Racing (Bra), 1m32s320
12º) Renan Bussieri - Cesário Fórmula Jr (Bra), 1m32s693
13º) Rodolpho Santos - Amir Nasr Racing (Bra), 1m334s432
14º) Werner Neugebauer - Prop Car (Bra), 1m43s254


Foto e texto: João Vasconcelos
Agradecemos sua Difusão

Pedro Enrique venceu a corrida 300 da Fórmula 3 Sul Americana

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA
PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL



Corrida extremamente agitada em Interlagos

São Paulo, 12/07/08 (Especial).- Tempo bom, com sol mas temperatura baixa devido ao vento, esse foi o cenário da 300ª largada do torneio continental, que tinha na pole o paulista Leonardo Cordeiro. Ao se apagarem as luzes vermelhas Pedro Enrique tracionou muito bem assuindo a liderança, com Landi fazendo excelente largada assumindo a segunda posição.

Leonardo cordeiro caia para o terceiro lugar, à frente de Lú Boesel. Leonardo Otero acabou partindo mal e caiu para última colocação e saiu em corrida de recuperação. Ainda na primeira volta Leonardo Sousa com problemas recolhia seu carro aos boxes. Na segunda volta Leonardo Cordeiro abria a temporada de caça a Landi. Felipe Ferreira e Leonardo Otero travavam uma bela briga pela décima colocação.

A direção de prova advertia o piloto Werner Neugebauer por conduta antidesportiva, enquanto Lú Boesel perdia a quarta posição para Fernando Galera. Rodolpho Santos também pressionava bastante Boesel, trazendo junto Denis Navarro, Nelson Merlo e Neugebauer. Denis Navarro na tentativa de superar Lú Boesel, alargou o traçado na curva do Laranjinha e acabou saindo da pista.

Werner Neugebauer rodou na curva da Junção e de ré deu um longo passeio pela grama, retornando à pista no antigo traçado da curva da Junção, mas abandonando a prova. Felipe Ferreira brigava com Renan Bussieri, após ter rodado na curva do Lago. e Denis Navarro novamente dava um passeio fora do traçado. Lá na frente Pedro Enrique era perseguido de perto por Leonardo Cordeiro.

Na nona volta quando ocupava a sexta colocação Rodolpho Santos escorregou e rodou na curva da Lago perdendo várias posições. Os novos pneus duros da Pirelli não oferecem o grip do composto anterior e os pilotos estavam com muitas dificuldades em obter o melhor desempenho.

Merlo em sexto sofria uma pressão intensa de Leonardo Otero, que por sua vez era pressionado por Denis Navarro em uma disputa muito aguerrida. Na 13ª passagem após intensa disputa Navarro conseguiu passar por Otero na freada do retão. Pedro Enrique mantinha a ponta após 15 voltas com uma vantagem de 0s9 para Cordeiro.

A briga entre Merlo, Navarro e Otero prosseguia, com Navarro tentando assumir o sexto lugar, Merlo se defendendo e Otero ficando como franco atirador. Na freada do final do retão Navarro colocou as duas rodas esquerdas na grama quase bateu em Merlo, fez a ultrapassagem mas acabou perdendo o melhor traçado e acabou superado novamente pelos dois concorrentes.

Faltando três voltas para o final Navarro novamente superou Otero, e enquanto isso na frente Cordeiro diminuia sua desvantagem para meio segundo. Fernando Galera vinha em quarto e no Esse do Senna seu motor explodiu, com isso rodaram no óleo Navarro, Ferreira, Rodolpho Santos e Otero passou reto para não bater.

Forçando muito para assumir a liderança Cordeiro rodou na curva do Laranjinha e perdeu a posição para Daniel Landi. Vitória na prova histórica para Pedro Enrique e para equipe Cesário Fórmula. Em segundo terminou Daniel Landi com Leonardo Cordeiro completando o pódio

Resultado da 7ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana
1 Pedro Enrique - Cesário Fórmula (Bra) 20 voltas em 30m56s557 (média de 167.10 Km/h
2 Daniel Landi - Razia Sports (Bra), a 1s168
3 Leonardo Cordeiro - Cesário Fórmula (Bra), a 2s678
4 Lú Boesel - Razia Sports (Bra), a 20s770
5 Nelson Merlo - Bassani Racing (Bra), a 21s448
6 Denis Navarro - Cesário Fórmula Jr (Bra), a 24s633
7 Leonardo Otero - National Motorsport (Bra), a 29s941
8 Felipe Ferreira - Bassan Motorsport (Bra), a 32s548
9 Renan Bussieri - Cesário Fórmula Jr (Bra), a 40s838
10 Rodolpho Santos - Amir Nasr Racing (Bra), a 45s282
11 Nilton Molina - Bassani Racing (Bra), a 46s706
12 Fernando Galera - Prop Car (Bra), a 2 voltas
13 Werner Neugebauer - Prop Car (Bra), a 15 voltas
14 Leonardo de Souza - Kemba Racing (Bra), a 19 voltas

Melhor volta: Leonardo Cordeiro na 4ª volta em 1m31s255 (média169,98 km/h)


Campeonatos após sete etapas
Pilotos:
1 P. Enrique Nunes 54 pontos
2 D. Navarro 47
3 N. Merlo 36
4 L. Cordeiro 35
6 F. Galera 21
7 L.Boesel 14
8 L. Otero 13
E. Leite 13
10 R. Santos 11
F. Ferreira 11
13 W. Neugebauer 9
14 Daniel Landi, 8
15 L. Souza 2.
(Todos pilotos do Brasil)

Equipes:
1 Cesario Fórmula, 89 pontos
2 Cesario Fórmula Jr., 46
3 Bassani Racing, 36
4 Razia Sports, 32
5 Prop Car Racing, 30,
7 National Sports, 13
7 Amir Nasr Racing, 11
Bassan Motorsport, 11
9 Baumer Racing, 3
10 Kemba Racing, 2.

A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)



Foto: André Lemes
Texto: João Vasconcelos
Agradecemos sua Difusão

sexta-feira, 11 de julho de 2008

XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AOL AUTOMOBILISMO MUNDIAL



Foto: Largada São Paulo (maio 2008) gentileza de Singular Comunicação

A Fórmula 3 mais veloz do mundo disputará sua corrida 300 em São Paulo
Equipos e Pilotos buscarão entrar na história no mais importante cenário da América do Sul
Também estarão na programação GT3 Brasil e Copa Clio

São Paulo, 10/07/08 (Especial).- A melhor categoria de monopostos do continente continuará seu 22º Campeonato Codasur nesta próxima sexta-feira no autódromo internacional "José Carlos Pace" (Interlagos), localizado na zona sul da cidade de São Paulo, onde serão disputadas a 7ª e 8ª etapas do torneio.

Esta será a segunda vez no ano que a categoria continental se apresentará no mais importante cenário do automobilismo Sul Americano; mas será não será um fim de semana comum, ao menos a prova do sábado, que será a corrida de N° 300 da especialidade desde que o brasileiro Leonel Friedrich, com um Berta MKIII-Volkswagen da equipe argentino INI Competición venceu a primeira prova no dia 26 de abril de 1987 em Cascavel.

Todos os atuais protagonistas tentaram entrar para história da categoria vencendo esta prova, que será a 7ª etapa do torneio, que após seis etapas tem a luta de três pilotos da equipe de Augusto Cesario (Nunes, Navarro e Cordeiro) com Nelson Merlo da Bassani Racing e Fernando Galera da Prop Car Racing, sendo que até este momento os três primeiros já venceram as corridas disputadas em Curitiba, São Paulo e Brasília.

Outra expectativa importante para este fim de semana será ver que equipe poderá complicar o domínio exercido pelas equipes Cesário Fórmula e Cesário Fórmula Jr., que já venceram 5 das seis provas, sendo que somente a escuderia do engenheiro Eduardo Bassani pode superá-los, precisamente no dia 11 de maio passado, com Merlo vencendo exatamente em Interlagos.



Com o objetivo de escrever seu nome na histórica corrida, onde figuram entre as equipe INI Competición da Argentina e as brasileiras Amir Nas Racing e Piquet Sports, as demais equipes que partipam da F3 prometem desempenhar um fim de semana de fortes emoções na pista.



Todas equipes conhecem muito bem o traçado, como ficou bem demonstrado em maio. As melhorias realizadas no circuito ano passado para F1, produziram iguais efeitos para categoria continental.



Entre as melhoras a mais importante foi o reasfaltamento com um material denominado SMA (Stove Mastic Asphalt), uma mescla de pedra, asfalto e fibra de celulose que é o mesmo que foi utilizado em Spa-Francorchamps, Silvestone e Hockenheim em sua pavimentação.



Este composto permite um rápido escoamento da água, diminuindo a aquaplanagem, melhorando o grip e a capacidade de frenagem sob chuva, em relação a outros tipos de pavimentação. Este tipo de piso diminui ainda o spray deixado pelos carros, e ainda foi pavimentada todas áreas de escape, fato que aumentou sobremaneira a segurança da pista paulista.



A chuva poderá ocorrer se as condições climáticas não mudarem, porque a temperatura seguramente será menor que a que tivemos em maio. Seguramente o ritmo dos protagonistas será ainda maior com as baixas temperaturas, na categoria que nos últimos 21 anos se encarregou de formar e projetar grandes pilotos sulamericanos, que depois se destacaram na Europa, Estados Unidos e outras partes do mundos, assim como também nas principais categorias de carros de turismo da Argentina e Brasil.



Na sexta-feira pela manhã acontecem os treinos livres, e a partir das 13:40 os protagonistas disputarão um lugar no grid de partida para histórica prova de N° 300, que acontecerá no sábado à partir das 12:58. A 8ª etapa será disputada no domingo às 09:28 horas. Ambas corridas serão televisionadas ao vivo pela RaceTV - http://www.racetv.com.br



A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)



Números de São Paulo
etapas: 07 e 08 do XXII Campeonato (11/12/13 de julio 2008)

Edições: 32 e 33 - Corridas: 300 e 301

Cenário: Autódromo "José Carlos Pace" (Interlagos) - Extensão: 4.309 mts.

Antecedentes do Circuito

Recorde da pole: Denis Navarro Bra Dallara F301-Berta Ford 1m29s041 média 174,216 Km/h (10/05/08)

Recorde corrida: Pedro Enrique Nunes Bra Dallara F301-Berta Ford 1m29s640 média 173,052 Km/h (11/05/08)

Menor duração da prova: Nelson Merlo Bra Dallara F301-Berta Ford 30m11s965 média 171,102Km/h (11/05/08)



Programação

Sexta-feira (11-07-08)

09:20 a 09:50: 1º Treino Oficial

12:00 a 12:30: 2º Treino Oficial

13:40 a 14:10: Classificação corrida do Sábado "N° 300 e 7ª etapa 2008"



Sábado (12-07-08)

09:40 a 10:10: Classificação corrida do Domingo "8ª etapa"

12:58: Largada "Corrida N° 300"



Domingo (13-07-08)

09:28: Largada 8ª etapa 2008


Campeonatos após seis etapas
Pilotos: 1) P. Enrique Nunes 44 pts., 2) D. Navarro 43 , 3) N. Merlo 32 , 5) L. Cordeiro 29, 6) F. Galera 21 , 7) E. Leite 13 , 8) R. Santos 11 9) L. Otero 11 , 10) F. Ferreira 10 , 11) W. Neugebauer 9 , 12 ) L.Boesel 9, 13) L. Souza 2. (Todos pilotos do Brasil)

Equipes: 1) Cesario Fórmula 73 pts. 2) Cesario Fórmula Jr. 43, 3) Bassani Racing 32, 4) Prop Car Racing 30, 5) Razia Sports 19 , 6) Amir Nasr Racing 11, 7) National Sports 11, 8) Bassan Motorsport 10, 9) Baumer Racing 3, 10) Kemba Racing 2.


Agradecemos sua Difusão


Mariela y Ricardo Pallero (Prensa de F.3.S)
Tradução João Vasconcelos

Cordeiro foi o mais veloz no primeiro treino em Interlagos

XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA
PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL


Equipes desaprovam novos pneus

São Paulo, 11/07/08 (Especial).- Foi do paulista Leonardo Cordeiro o melhor tempo no primeiro ensaio, para rodada dupla do 22º Campeonato Codasur, que acontece este fim de semana em Interlagos. Com tempo frio e temperatura não passando dos 19ºC, o piloto da equipe de Augusto Cesário (Cesário Fórmula), registrou o tempo de 1m31s878.

Fernando Galera, da Prop Car, ficou a 0s220, do tempo do rival, mas assim como os demais pilotos criticou muito o novo composto de pneus.

"Esses pneus Pirelli não tem grip. São mais duros, duram mais, mas os tempos pioraram sensívelmente. As equipes vão ter muito trabalho para ajustar os carros", disse o piloto.

Nelson Merlo foi o terceiro melhor, seguido por Leonardo Otero, que novamente teve um excelente desempenho. Daniel Landi mais uma vez participa de uma prova da Fórmula 3, e defenderá novamente a Razia Sports.

Neste treino ficou com a quinta melhor marca, à frente de Werner Neugembauer. A equipe Kemba Racing, também está de volta ao torneio continental, com o piloto Leonardo Sousa.

Todas equipes estão de luto no Autódromo pela perda do engenheiro Alex Castilho. A Prop Car correrá com uma targa negra no bico de seus monopostos em memória do companheiro. Todos planejam algum tipo de homenagem para Alex Castilho, nesta histórica prova de N° 300

A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)



Resultado do 1° Treino Livre - Fórmula 3 Sudam

1º) Leonardo Cordeiro - Cesário Fórmula (Bra), 1:31.878, média de 168.83 Km/h
2º) Fernando Galera - Prop Car (Bra), 1:32.098
3º) Nelson Merlo - Bassani Racing (Bra), 1:32.106
4º) Leonardo Otero - National Sports (Bra), 1:32.294
5º) Daniel Landi - Razia Sports (Bra), 1:32.366
6º) Werner Neugebauer - Prop Car (Bra), 1:32.562
7º) Denis Navarro - Cesário Fórmula Jr (Bra), 1:32.650
8º) Pedro Henrique - Cesário Fórmula (Bra), 1:32.702
9º) Rodolpho Santos - Amir Nasr Racing (Bra), 1:32.826
10º) Felipe Ferreira - Bassan Motorsport (Bra), 1:33.268
11º) Nilton Molina - Bassani Racing (Bra), 1:33.886
12º) Renan Bussieri - Cesário Fórmula Jr (Bra), 1:34.717
13º) Lú Boesel - Baumer Racing(Bra), 1:36.781
14º) Leonardo de Souza - Kemba Racing (Bra), 1:47.642



Foto e texto: João Vasconcelos
Agradecemos sua Difusão

Navarro foi o mais rápido na segunda sessão


XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA
PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL



Temperatura sobe em Interlagos

São Paulo, 11/07/08 (Especial).- O calor começou a aquecer o tempo em Interlagos. Prova disso foi a melhora no tempo de volta, e Denis Navarro estabeleceu a melhor volta desta segunda sessão com a marca de 1m31s516. O segundo melhor foi seu companheiro de escuderia, Leonardo Cordeiro, que melhorou 0s303 da sua marca matinal.

Fernando Galera mais uma vez foi o terceiro melhor, seguido por Pedro Enrique, Nelson Merlo, Daniel Landi e Leonardo Otero. A previsão é de uma luta titânica pela pole da prova de nº300 do XXI Campeonato Sulamericano de F3.

Pedro Enrique que lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre Denis Navarro, quer escrever seu nome de vez na história da categoria, mas vai enfrentar forte concorrência dos seus companheiros de equipe, além de Fernando Galera e Nelson Merlo.

Outro forte candidato a obter a pole para histórica pole é o paulista Daniel Landi. Nesta sessão os cinco protagonista ficaram separados por somente 0s966, demonstrando o grande equilíbrio e competitividade dos Dallara F301 impulsionados pelos motores Berta F3 Sudam.

O treino que definirá o grid de largada para 7ª etapa do torneio Continental será disputado nesta sexta-feira, à partir das 13:40.

A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)



2° Treino Livre - Fórmula 3 Sudam

1º) Denis Navarro - Cesário Fórmula Jr (Bra), 1:31.516, média de 169.50 Km/h
2º) Leonardo Cordeiro - Cesário Fórmula (Bra), 1:31.575
3º) Fernando Galera - Prop Car (Bra), 1:32.145
4º) Pedro Henrique - Cesário Fórmula (Bra), 1:32.245
5º) Nelson Merlo - Bassani Racing (Bra), 1:32.320
6º) Daniel Landi - Razia Racing (Bra), 1:32.482
7º) Leonardo Otero - National Motorsport (Bra), 1:32.800
8º) Rodolpho Santos - Razia Racing (Bra), 1:33.107
9º) Renan Bussieri - Cesário Fórmula Jr (Bra), 1:33.146
10º) Werner Neugebauer - Prop Car (Bra), 1:33.203
11º) Lú Boesel - Razia Racing (Bra), 1:33.392
12º) Felipe Ferreira - Bassan Motorsport (Bra), 1:33.547
13º) Nilton Molina - Bassani Racing (Bra), 1:34.095



Foto e texto: João Vasconcelos
Agradecemos sua Difusão

Cordeiro marca sua primeira pole na F3


XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL


Cesário Fórmula segue ditando as regras na categoria Continental

São Paulo, 11/07/08 (Especial).- O piloto Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) conquistou nesta sexta-feira o direito de largar da posição de honra, para a sétima etapa do XXI Campeonato Sul Americano de Fórmula 3. Cordeiro, que ocupa a quarta colocação na tabela, já garantiu o direito de escrever seu nome na história da categoria ao obter a pole para histórica corrida de nº 300, que será disputada neste sábado em Interlagos.

O jovem piloto, 18 anos, já havia conquistado um lugar na primeira fila na etapa anterior em Curitiba, e hoje marcou a pole ao completar sua melhor passagem no treino de classificação com o tempo de 1m31s089 (média 170,29 km/h) pelos 4.309 metros do Autódromo José Carlos Pace. Como já era esperado a tomada de tempos foi uma luta titânica entre os três pilotos da equipe de Augusto Cesário, com Cordeiro superando Denis Navarro por 0s361 e o líder do campeonato, Pedro Enrique por 0s692.

"É uma honra escrever meu nome em uma prova histórica. Forcei muito para conquistar esta pole", disse Cordeiro. "Sei que tenho condições de lutar pela vitória, e isso aumenta muito minha confiança em lutar para entrar na brida pelo título", completou o jovem piloto.

Daniel Landi (Razia Sports) completa a segunda fila do grid, mas com uma marca já 1s3 inferior. Fernando Galera (Prop Car) e Leonardo Otero (National Motorsport) fecham os seis primeiros do grid. Nelson Merlo, que ocupa a terceira posição no campeonato , da equipe de Eduardo Bassani enfrentou problemas no seu carro e vai alinhar somente da 12ª posição no grid.


A Fórmula 3 Sulamericana é organizada pela 63MKT e fiscalizada pela Confederação Sulamericana de Automobilismo (Codasur)



Grid para 7ª etapa do Campeonato da Fórmula 3 Sudam
1º) Leonardo Cordeiro - Cesário Fórmula (Bra), 1:31.089, média de 170.29 Km/h
2º) Denis Navarro - Cesário Fórmula Jr (Bra), a .361
3º) Pedro Enrique - Cesário Fórmula (Bra), a .692
4º) Daniel Landi - Razia Sports (Bra), a 1.301
5º) Fernando Galera - Prop Car (Bra), a 1.576
6º) Leonardo Otero - National Motorsport (Bra), a 1.738
7º) Rodolpho Santos - Amir Nasr Racing (Bra), a 1.747
8º) Werner Neugebauer - Prop Car (Bra), a 1.859
9º) Lú Boesel - Razia Sports (Bra), a 2.046
10º) Nilton Molina - Bassani Racing (Bra), a 2.089
11º) Leonardo de Souza - Kemba Racing (Bra), a 2.116
12º) Nelson Merlo - Bassani Racing (Bra), a 2.165
13º) Felipe Ferreira - Bassan Motorsport (Bra), a 2.289
14º) Renan Bussieri - Cesário Fórmula Jr (Bra), a 2.537



Foto e texto: João Vasconcelos
Agradecemos sua Difusão

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Faleceu Alex Castilho engenheiro da GT3

EDITORIA DE ESPORTES/ GT3 - F3

Um acidente causado por um irresponsável motorista de caminhão, custou a vida de um dos melhores engenheiros do país. O paulista Alex Castilho, radicado a dois anos no Paraná, vinha de Curitiba rumo a São Paulo na tarde desta quarta-feira, e acabou se chocando contra uma carreta que fazia manobras na contra-mão da rodovia, falecendo instantaneamente. No carro ainda viajava sua esposa, sogra e filhas, a menor de apenas alguns meses de vida.

A esposa e a filha menor passam bem, sendo que sua sogra permanece em observação e a filha mais velha ainda passará por exames complementares devido a falta de sensibilidade nos membros inferiores. Alex, que até o ano passado era o dono da escuderia de Fórmula 3 "Castilho Motorsport", esse ano vinha exercendo a função de engenheiro de pista para os pilotos Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann na GT3 Brasil Championship.

Alex Castilho sempre foi um dos mais respeitados engenheiros do meio, tendo conquistado 6 títulos na F3 Sul-Americana, sendo 3 na Categoria A, e outros três na categoria Light, além de alguns vice-campeonatos nos seus 10 anos de trabalho. A toda família nossas mais sinceras condolências.

JV5Racing – 09/07/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Desapontamento para Negri em Daytona

Editoria de Esportes/ Grand - Am

Pruett vence a Brumos Porsche 250 na linha de chegada

O brasileiro Oswaldo Negri Jr., atual recordista da pista de Daytona, deixou a Brumos Porsche 250 frustrado. Até os momentos finais da corrida ocupava a terceira colocação com grandes chances de vitória, mas para equipe Michael Shank Racing (MSR) tudo mudou em apenas duas voltas. Ian James, companheiro de Negri na MSR, saiu da pista quando estava em quarto lugar.



Quase no mesmo momento Negri colocava uma volta sobre um carro da classe GT, e teve seu Ford Riley (Daytona Prototype) atingido pelo concorrente. Na batida, a roda ficou danificada e o pneu furou. O brasileiro foi obrigado a buscar os boxes e apesar do excelente trabalho rapidamente realizado, as chances de pódio se esvaneceram.



"Foi realmente frustrante, mas temos de erguer nossas cabeças porque fizemos tudo certo. Infelizmente corrida de carro é assim mesmo, e não conseguimos atingir nossos objetivos", declarou o piloto, que tem como parceiro o sul-africano Mark Patterson. "Foi somente um golpe de falta de sorte, o Mark fez um trabalho maravilhoso assim como toda equipe. Não fosse isso com certeza teríamos conquistado um pódio aqui em Daytona, e muito provavelmente o Ian também teria conquistado", completou Negri.



Negri tem razão em dizer que subiriam ao pódio e a vitória também era possível, já que Scott Pruett só venceu a corrida nos metros finais, tendo superado Alex Gurney na bandeirada. Essa foi a quinta vitória na temporada da dupla Scott Pruett/ Memo Rojas, e com certeza a mais dramática. Com o resultado Pruett/ Rojas abriram 40 pontos de vantagem sobre Gurney/ Fogarty, que terminaram em segundo.



O brasileiro Ricardo Zonta, que compete em dupla com Nic Jonsson, completou o pódio. Negri e Patterson seguem em quarto lugar na tabela com um ponto de vantagem sobre Zonta/ Jonsson.


A próxima etapa, da Grand American Rolex Sport Car Séries, acontece dia 20 de julho no circuito Barber Motorsport Park em Birmingham (Alabama), com a Porsche 250 by por Bradly Arant.
Resultado da Brumos Porsche 250 (Daytona International Raceway):
1 Scott Pruett/ Memo Rojas – Lexus Riley
2 Jon Fogarty/ Alex Gurney - Pontiac Riley
3 Nic Jonsson/ Ricardo Zonta - Pontiac Lola
4 João Barbosa/ JC France - Porsche Riley
5 David Donohue/ Darren Law - Porsche Riley
6 Memo Gidley/ Jaeger – Ford Dallara
7 Matt Plumb/ Gene Sigal – BMW Riley
8 Bill Auberlen/ Joey Hand – Porsche Crawford
9 Antonio Garcia/ Tom Kimber-Smith – Pontiac Coyote
10 Marc-Antoine Camirand/ Guy Cosmo – Porsche Coyote
11 Burt Frisselle/ Rick Taylor – Ford Dallara
12 Bill Lester/ Shane Lewis – Ford Riley
13 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - Ford Riley

Classificação do Campeonato:
1 Memo Rojas/ Scott Pruett - 260 pontos
2 Alex Gurney/ Jon Fogarty - 220
3 Jim Mathews/ Marc Goossens - 201
4 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - 189
5 Ricardo Zonta/ Nic Jonsson - 188

JV5Racing – 07/07/2008
João Vasconcelos –
(011) 9479-9462
MTB: 38553
Texto: João Vasconcelos
foto crédito: Grand Am Média

Ref: Hybernon indignado com atitude de Maluhy

São Paulo


Mais uma vez a polêmica toma conta da Stock Car. Desta vez o escândalo se deve a uma irregularidade técnica encontrada no carro do piloto Felipe Maluhy, na etapa de Campo Grande, na última sexta-feira.

O carro foi vistoriado pelos comissários da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) que detectaram irregularidade na caixa MSD, que controla o gerenciamento eletrônico do motor. Esse dispositivo limita os giros do motor, para que todos tenham igualdades de condições, e no caso do carro do paulista segundo os comissários o ganho de giros (potência) era consideravelmente superior ao dos demais competidores.

Maluhy foi excluído da quinta etapa, e multado em aproximadamente 10 mil reais. No dia seguinte à punição o piloto para tomar parte na corrida lançou mão do expediente de utilizar uma liminar, sob a alegação de que não foi feita nenhuma alteração na caixa. Esse fato gerou descontentamento em vários pilotos e equipes, que alegaram que a regra da exclusão daqueles que procedem alterações não permitidas em qualquer componente eletrônico não não foi cumprida à risca.

Hybernon Cysne, da Katalogo Racing, foi um dos que mais se indignou com a notícia e disparou critícas ao piloto da Terra Avallone.

"Como pode um piloto ter atitudes como as do FELIPE MALUHY, e andar fora do regulamento. Ele não ganha corridas, fica reclamando de todos outros pilotos, anda batendo nas corridas deslealmente e ainda assim faz parte da comissão de pilotos.
Isso é uma palhaçada; ele deveria ser excluído da categoria e também da comissão de pilotos. Não é possível em uma categoria de nível tão profissional como a Stock, pilotos como ele participarem. Justamente ele, que fez tanta pressão para que eu, o Mano Rola e outros pilotos saíssem da Copa Nextel alegando que somos muito lentos. Na verdade não somos tão rápidos quanto ele que anda fora!!!
Se tudo correr bem, espero em 2009 estar de volta na categoria, e que pilotos com atitudes como as do Felipe estejam definitivamente fora", disparou Hybernon Cysne.

JV5Racing

domingo, 6 de julho de 2008

Hybernon treina intensivamente no Velopark

EDITORIA DE ESPORTES/ Kart

Concentração máxima do piloto cearense, para brigar pelo título Brasileiro

Hybernon Cysne (Newland/ Marquise/ IESA/Ecofor/ Facility/ Aspectho) é dedicação total para lutar pelo título do Brasileiro de Kart da Sênior A, que será disputado no no Kartódromo Velopark (Nova Santa Rita - RS), entre os dias 29 de julho à 02 de agosto próximos. O cearense, que irá abrir mão até de disputar a 5ª etapa do Brasileiro de Stock Car, esteve nesta última semana treinando intensivamente na pista gaúcha.

Foram três dias seguidos de ensaios com a equipe Mittag. O piloto testou várias configurações de chassis e passou vários motores, com os ensaios sempre se prolongando até o final da tarde.

"Treinei quinta, sexta e sábado com quases todas condiçoes possíveis. Só não testamos pneus de chuva", disse o cearense. "Os tempos de volta foram excepcionais, e estou muito otimista. `É importante dizer que a pista ainda não está tão emborrachada quanto estará no campeonato", falou.

O piloto que já vem a anos lutando por este título e por quatro vezes já conquistou o vicecampeonato, já está bem adaptado a pista do Velopark, já que esteve também treinando no final de junho no kartódromo, antes da corrida de Santa Cruz da Stock Car.

"Conhecer o traçado faz muita diferença, por este motivo estou trabalhando duas vezes mais na preparação este ano. Só de motores passamos uns 15, sem contar os vários jogos de pneus usados", completou Hybernon

Lista de Inscritos para categoria Sênior A:
1 – Vicente Borges (SP)
6 – Fernando Jr. (RS)
7 – Marcelo Oliveira (RJ)
8 – Anderson Faita (DF)
12 – Jorge Busato (RS)
18 – André Abrão (PR)
21 – Leonardo Nienkotter (SC)
22 – Carlos Braz (RJ)
25 – Fernando Scotti (PR)
27 – Fernando Leme (SP)
33 – Franklin Maiolino (BA)
39 – Guildner Carvalho (MG)
41 – Hybernon Cysne (CE)
57 – Jorge Borelli (SP)
68 – Glaucinei Souza (GO)
81 – Fernando Croce (SP)
311 – Erich Kowalski (PR)

O 43º Brasileiro de Kart mais uma vez será realizado em duas sedes diferentes:
de 08 a 12 de julho no Kartódromo Julio Ventura (Eusébio - CE) para a
categoria ICC Sudam (Intercontinental C Sudam); e dos dias 29 de julho
à 2 de Agosto no Kartódromo Velopark (Nova Santa Rita - RS) para as
categorias PSK B e A (Piloto Sênior de Kart A e B), SS (Super Sênior),
PGK B e A (Piloto Graduado de Kart A e B) e ICC Sudam Júnior
(Intercontinental C Sudam Jr).


JV5Racing – 06/07/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos

Volkswagen marca pontos com três pilotos em Interlagos


Felipe Giaffone, Valmir Benavides e Débora Rodrigues chegaram entre os dez primeiros e estão confiantes em lutar pela vitória na próxima etapa, em Londrina


Na quinta etapa da Fórmula Truck, disputada neste domingo, em São Paulo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus colocou três de seus quatros caminhões na zona de pontuação da quinta etapa do campeonato.

Valmir Benavides foi o sexto colocado, logo à frente de Felipe Giaffone, o sétimo, e Débora Rodrigues, a nona colocada, somando mais 19 pontos para a Volkswagen, que é a vice-líder do campeonato de marcas, com 175 pontos, apenas nove a menos que a primeira colocada.

Com o resultado de hoje, Valmir Benavides, o Hisgué, continua na terceira posição na tabela, agora empatado com Giaffone, com 64 pontos. “Faltou sorte dessa vez, mas vamos para Londrina com a certeza de estarmos muito competitivos. Treinamos lá no mês passado e quebramos o recorde da pista, provando que temos grandes chances de subir no pódio no Paraná. A briga será muito boa”, conclui o piloto.

A melhor chance de vitória da equipe Volkswagen hoje em Interlagos esteve nas mãos de Felipe Giaffone. O atual campeão da Truck chegou a andar parte da prova em segundo lugar, mas o vencedor da prova de São Paulo em 2007 admitiu: um erro lhe custou um lugar no pódio.

“Eu estava falando com a equipe pelo rádio e passei acima da velocidade permitida pelo radar na reta dos boxes (com limite de 160 km/h). Foi um erro, perdi a concentração e tive de cumprir o stop and go”, disse o piloto da Volkswagen, que caiu para 10º lugar e nas voltas finais ainda conseguiu minimizar o prejuízo ultrapassando três adversários e chegando em 7º.

A única mulher a competir na Truck, a piloto Débora Rodrigues, foi um dos destaques da corrida de Interlagos, fazendo excelente prova de recuperação, subindo nove posições durante a corrida.

“Para quem largou em 18º lugar, somar pontos foi um ótimo resultado”, diz Débora, a nona colocada. A piloto da Volkswagen, que somou pontos em todas as corridas desta temporada e ocupa a 8ª colocação na tabela, com 20 pontos, acredita que a supremacia dos caminhões com motor 12 litros na prova de São Paulo é um indício de que a mudança no regulamento que proibiu os caminhões Volkswagen de utilizar câmbio de competição está sendo injusta.

“Esta regra nos prejudica muito em uma pista como a de São Paulo, onde os caminhões de 12 litros já levam vantagem sobre os nossos, com motor de nove litros, por conta das longas retas. Nós abríamos vantagem durante toda a volta, mas na reta era visível que os adversários se aproximavam e passavam com facilidade”, afirma Débora.

Mesmo assim, Renato Martins, chefe e piloto da RM Competições, acredita que o time tem boa chance de brigar pela vitória nas próximas etapas.

“Faltou sorte hoje. Pela primeira vez, o Felipe queimou o radar, e o Hisgué também cumpriu punição. São coisas que não acontecem com freqüência com pilotos dessa qualidade. Eu também bati e tive a corrida prejudicada. Acho que poderíamos ser bem mais competitivos e não tenho dúvida de que a recuperação virá já na próxima etapa”, afirma Renato.

A sexta etapa da Fórmula Truck será dia 3 de agosto, em Londrina.

Campeonato de pilotos: 1)Geraldo Piquet, 98 pontos; 2) Roberval Andrade, 74 pontos; 3) Valmir Benavides, 64 pontos; 4) Felipe Giaffone, 64 pontos; 5) Wellington Cirino, 61 pontos; 6) Beto Monteiro, 43 pontos; 7) Renato Martins, 27; 8) Débora Rodrigues, 20 pontos; 9) Luiz Zapellini, 18 pontos; 10) João Maistro, 16 pontos

Campeonato de marcas: 1) Mercedes, 184 pontos; 2) Volkswagen, 175 pontos; 3) Scania, 120 pontos; 4) Volvo, 47 pontos; 5)Ford, 8 pontos 6) Iveco, 2 pontos




CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br

RF1 Serviços Jornalísticos - Divulgação