sábado, 3 de maio de 2008

Classificação veio na raça disse Hybernon


Editoria de Esportes/ Nextel Stock Car


"Sete décimos me tiraram de um lugar entre os 15 primeiros "

O treino que definiu o grid de largada para segunda etapa da Copa Vicar de Stock Car aconteceu sob forte sol, e temperatura oscilando na casa dos 35ºC. Os pilotos foram à pista dispostos a baixar as marcas e estabelecer um novo recorde para os 2.919 metros do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). O recorde anterior pertencia a Gustavo Sondermann, estabelecido no ano passado com o tempo de 1m02s150 (média 169,08 km/h), mas as carrocerias (bolhas) eram todas de Chevrolet Astra Hatch e os pneus eram Pirelli.

A sessão classificatória transcorria com normalidade até o motor do carro de Beto Giorgi explodir em plena entrada da reta, lançando muito óleo na pista, e obrigando a interrupção com bandeira vermelha. Foram mais de vinte minutos de paralização, e exatamente por este motivo Hybernon Cysne (Newland/ Capitalize/ IESA/ Ecofor/ Facility/ Aspectho) deixou de figurar entre os 15 primeiros.

"Nossa equipe tem quatro carros e adotamos a estratégia de dois pararem nos primeiros minutos para colocar pneus zero, e os outros dois no final. Acabei não saindo com os pneus usados e quando entrei na pista deu bandeira vermelha", contou Hybernon. "A pista depois ficou muito ruim, e só no trecho da Curva da Vitória eu tomei sete décimos em relação aos meus tempos de ontem", falou ainda o piloto da Katalogo Racing.

Mesmo tendo obtido o 31º tempo o piloto está bastante animado. A equipe conseguiu colocar seus quatro carros no grid, e a expectativa para corrida deste domingo é grande. A pole position acabou nas mão de Luiz Carreira Jr, com o tempo de 1m01s845, novo recorde para o traçado brasiliense.


Veja o grid para 2ª etapa Copa Vicar Stock Car:
Autódromo Nelson Piquet (Brasília - DF)
1º) Luiz Carreira Jr (CA, SP), 1:01.845, média de 169.91 Km/h
2º) Diogo Pachenki (ML, PR), 1:01.901
3º) Rubens Fontes (ML, GO), 1:02.044
4º) Felipe Lapenna (P3, SP), 1:02.112
5º) Paulo Salustiano (P3, SP), 1:02.114
6º) Fabio Carreira (ML, SP), 1:02.122
7º) Beto Giorgi (ML, SP), 1:02.148
8º) Daniel Landi (P3, SP), 1:02.280
9º) Juliano Silveira (ML, SP), 1:02.292
10º) Eduardo Berlanda (P3, SP), 1:02.297
11º) Renato Russo (P3, SP), 1:02.304
12º) Rafael Daniel (P3, SP), 1:02.426
13º) André Nicastro (CA, SP), 1:02.485
14º) Alan Hellmeister (CA, SP), 1:02.528
15º) Cassio H de Mello (P3, SP), 1:02.549
16º) Serafin Junior (CA, RJ), 1:02.638
17º) Cristiano Federico (P3, SP), 1:02.657
18º) Diego Freitas (ML, BA), 1:02.670
19º) Rene Bauer (CA, SP), 1:02.672
20º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1:02.761
21º) Gustavo Sondermann (P3, SP), 1:02.769
22º) Alexandre Cunha (P3, RJ), 1:02.782
23º) Claudio Capparelli (P3, RJ), 1:02.785
24º) Thiago Gonçalves (ML, SP), 1:02.799
25º) Afonso Bastos (P3, SC), 1:02.807
26º) Eduardo Leite (CA, SP), 1:02.864
27º) Eduardo Garcia (ML, DF), 1:02.885
28º) Murilo Macedo (P3, SP), 1:02.947
29º) Galid Osman (CA, SP), 1:03.012
30º) Lucas Molo (P3, RJ), 1:03.140
31º) Hybernon Cysne (ML, CE), 1:03.190
32º) Cadú Pasetti (CA, SP), 1:03.774
33º) Ronaldo Freitas (ML, CE), 1:03.938
34º) Giuseppe Vecci (CA, GO), 1:03.969
Não se classificaram:
35º) Renato Rattes (CA, SP), 1:04.013
36º) Claudio Pianowski (CA, SC), 1:04.029
37º) Anderson Faria (CA, SP), 1:04.413
38º) Flavio Sampaio (ML, SP), 1:04.472
39º) Filipe Nogueira (ML, SP), 1:04.494
40º) Rodrigo Navarro (CA, SP), 3:40.745

Legenda:
P3 = Peugeot 307
ML = Mitsubishi Lancer
CA = Chevrolet Astra

JV5Racing – 03/05/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: Fábio Oliveira

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Starostik foi um dos mais rápidos em Brasília


Editoria de Esportes/ Nextel Stock Car

Piloto da WA Mattheis elogia acerto do carro

No circuito mais rápido da temporada 2008 da Copa Nextel Stock Car, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília está acontecendo . Como o traçado utilizado é o externo, bastante similar às pistas ovais norte-americanas, as médias são altíssimas e a diferença entre os competidores é ínfima.

Prova disto foi o resultado obtido pelo paranaense William Starostik (Jota Quest - Até aonde vai/ Instituto Anami/ Instituto Ecoplan). Faltando dez minutos para o final da segunda sessão Starostik era o oitavo mais rápido, e só não baixou sua marca por causa do sol que atingia em cheio os olhos dos pilotos nas curvas 2 e 3.

"Não dava para enxergar nada. O sol batia em cheio nos olhos", comentou ao descer do carro. "Mas o carro tá fantástico e não colocamos pneus. Fiz minha melhor passagem com um pneu de mais de dez voltas", disse ainda o piloto.

O primeiro treino desta sexta-feira foi disputado até com a temperatura bem mais amena, que chegou a casa dos 26ºC no final da tarde, mas todos conseguiram melhoras significativas na segunda sessão. Starostik baixou 0s738 e acabou como o 12º mais rápido.

O melhor tempo do dia foi do também paranaense Tarso Marques, que usando pneus zero, registrou a marca de 59s617 para os 2.919 metros do circuito. Do segundo melhor ao trigésimo primeiro na folha de tempos a diferença era de somente 0s961. A tomada de tempos para segunda etapa da temporada promete ser extremamente acirrada, e o treino classificatório acontece neste sábado à partir das 11:25.

Resultado do 2º treino livre da Copa Nextel Stock Car:
Autódromo Nelson Piquet (Brasília - DF)
1º) Tarso Marques (P3, PR), 59.617, média de 176.26 Km/h
2º) Thiago Camilo (CA, SP), 1:00.010
3º) Cacá Bueno (ML, RJ), 1:00.160
4º) Duda Pamplona (ML, RJ), 1:00.173
5º) Ricardo Mauricio (P3, SP), 1:00.189
6º) Valdeno Brito (CA, PB), 1:00.202
7º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1:00.216
8º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1:00.279
9º) Nonô Figueiredo (ML, SP), 1:00.357
10º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 1:00.361
11º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 1:00.369
12º) William Starostik (P3, SP), 1:00.370
13º) Daniel Serra (CA, SP), 1:00.409
14º) Guto Negrão (CA, SP), 1:00.424
15º) Luciano Burti (P3, SP), 1:00.431
16º) Andre Bragantini (P3, SP), 1:00.447
17º) Pedro Gomes (P3, SP), 1:00.480
18º) Marcos Gomes (CA, SP), 1:00.506
19º) Alceu Feldmann (CA, PR), 1:00.515
20º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 1:00.526
21º) Allam Khodair (CA, SP), 1:00.530
22º) Hoover Orsi (CA, MS), 1:00.592
23º) Ricardo Zonta (P3, PR), 1:00.618
24º) David Muffato (P3, PR), 1:00.645
25º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 1:00.646
26º) Popó Bueno (CA, RJ), 1:00.714
27º) Atila Abreu (P3, SP), 1:00.718
28º) Thiago Medeiros (ML, SP), 1:00.754
29º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), 1:00.772
30º) Juliano Moro (CA, RS), 1:00.838
31º) Norberto Gresse (P3, SP), 1:00.971
32º) Carlos Alves (ML, SP), 1:01.084
33º) Giuliano Losacco (P3, SP), 1:01.086
34º) Thiago Marques (P3, PR), 1:01.743

Legenda:
P3 = Peugeot 307
ML = Mitsubishi Lancer
CA = Chevrolet Astra


JV5Racing – 02/05/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Negri e Patterson sobem para terceiro na classificação da Grand Am


Editoria de Esportes/ Grand Am



Michael Shank Racing coloca seus dois carros nos top ten em Virginia


Após duas horas e quarenta e cinco minutos a Michael Shank Racing (MSR) comemorou muito o resultado da Bosh Engineering 250 at VIR, na Virginia, onde colocou seus dois carros entre os top ten, e a dupla Oswaldo Negri Jr e Mark Patterson na terceira colocação da temporada 2008 da Grand American Rolex Sport Car Séries. A prova foi extremamente disputada e surpreedentemente só ocorreu uma bandeira amarela durante toda prova.

A MSR ainda usou de uma ousada estratégia de manter seus dois carros na pista, mesmo com bandeira amarela. Negri sofreu um problema após um início muito promissor, quando seu engenheiro lhe chamou aos boxes para verificar uma perda de pressão em um dos pneus do seu Ford Riley # 60.

O Sul-Africano Mark Patterson travou um ótimo duelo no início da prova com os companheiros de equipe na MSR (Pew/ Matthews). Após o problema no pneu Negri passou a buscar uma prova de recuperação, inclusive descontando uma volta de desvantagem em relação aos líderes.

"Eu estava muito bem até que um concorrente rodou na minha frente, e fui obrigado a voltar aos boxes com um pneu que perdia pressão e isso nos custou uma volta
", disse Negri. "Eu procurei ser rápido e tomei muito cuidado para não atrapalhar a prova do líder, mas quando consegui superá-lo pude avancar rapidamente e arrumei um lugar entre os top ten. Obviamente que nós estávamos esperando terminar melhor que em nono, mas foi um resultado excelente e conseguimos pontos suficientes para subir para terceiro no campeonato", disse ainda o brasileiro.

Michael Shank, proprietário da equipe que leva seu nome, declarou que
no fim foi um resultado extremamente satisfatório, e pelo retrospecto do time em Laguna Seca, podem ambicionar um avanço ainda maior no próximo mês.

"Temos um pódio e uma pole lá, assim espero que possamos tirar o maior proveito de nossa viagem lá no próximo mês", disse Shank.


A vitória acabou com a dupla Scott Pruett/ Memo Rojas, que venceu pela terceira vez no ano. Danziel/ Zogaib terminaram em segundo com Goossens/ Matthews completando o pódio. Ian James e John Pew terminaram na quarta posição, completando a festa da MSR. A próxima etapa acontece no dia 17 de maio , no Mazda Raceway Laguna Seca, com o Monterey Festival of Speed 250.

Resultado da Bosch Engineering 250 at VIR:
1 Scott Pruett/ Memo Rojas - Lexus Riley
2 Ryan Dalziel/ Henri Zogaib - BMW Riley
3 Marc Goossens/ Jim Matthews - Pontiac Riley
4 Ian James/John Pew - Ford Riley
5 Matt Plumb/ Gene Sigal - BMW Riley
6 Brian Frisselle/ Marc Willkins - Ford Riley
7 Bill Auberleen/ Joey Hand - Porsche Crawford
8 Burt Frisselle/ Gabriel Gardel - Ford Dallara
9 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - Ford Riley
10 Bill Lester/ Shane Lewis - Lexus Riley

JV5Racing – 28/04/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Texto: João Vasconcelos
foto: Luis Betancourt/ Motorsport.com