sexta-feira, 4 de abril de 2008

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA DO AUTOMOBILISMO MUNDIAL




Chefes de equipe opinam sobre união Fórmula 3 e GT3

Fórmula 3 realiza seus últimos treinos antes da abertura da temporada 2008


São Paulo, Brasil, 04/04/08 (Especial).- Faltando somente duas semanas para o início da XXII temporada da Fórmula 3 Sul-Americana, quatro equipes fizeram ensaios no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) nesta última quarta-feira.

Os treinos aconteceram com pista molhada, uma vez que a chuva que caiu na capital paulista durou todo o dia. Ninguém se preocupou com os tempos, tanto que os registros das voltas não foram divulgados pelas equipes. O principal objetivo foi buscar acertos para este tipo de condição climática. Estiveram em ação seis pilotos, por quatro equipes da principal categoria de monopostos do continente.

A Bassani Racing levou à pista seus Dallara-Berta F301 para os pilotos Nilton Molina e Nelson Merlo; a estreante National Sports esteve em ação com Leonardo Otero; Felipe Ferreira andou com o carro da Bassan Motorsport e a Prop Car de Dárcio dos Santos, com os pilotos Fernando Galera e Werner Neugbauer.

A expectativa de todos é muito grande, uma vez que a mais veloz Fórmula 3 do mundo irá correr junto com os carros da GT3 Brasil, verdadeiros bólidos de sonho, para deleite dos fans de autobilismo.

Veja o comentário de alguns dos chefes de equipe da Fórmula 3 Sul-Americana.

Amir Nasr (Amir Nasr Racing): - "É de suma importância a F3 S.A e a GT3 Brasil andarem juntas. Esta é uma união maravilhosa de duas categorias com carros importados e extremamente evoluídos.
Ambas também competem dividindo cenários na Europa e existe uma grande cinergia entre elas. Até para o público o espetáculo é diferenciado, com os velozes F3 e os espetaculares carros da GT3 fazendo com que tenhamos um verdadeiro evento internacional".

Luis Trinci (Dragão Motorsport): - "Estamos com as duas melhores categorias internacionais trabalhando agora em conjunto. A Fórmula 3 existe no mundo inteiro e a GT3 em toda Europa e também no Brasil.
A GT3 e a F3 tem tudo a ver, pois são os carros com o mais avançado nível tecnológico do mundo, e irão proporcionar um espetáculo de altíssima qualidade".
Eduardo Bassan (Bassan Motorsport): - "Tenho certeza que teremos um dos melhores campeonatos dos últimos anos. A parceria é excepcional, pois teremos uma visibilidade sem comparação e juntando duas categorias tão evoluídas só temos a ganhar com a exposição e divulgação".

Dárcio dos Santos (Prop Car): - "Os fans que forem aos autódromos terão o privilégio de assistir exibições com Piquet e Ingo pela GT3, e também acompanhar o nascimento de novos talentos, uma das caracteristicas da F3. Com toda certeza esse será um dos grandes atrativos que teremos à oferecer".


Calendário 2008 da Fórmula 3 Sul-Americana

19 e 20 de Abril: Curitiba / PR- Brasil *
10 e 11 de Maio: San Pablo / SP – Brasil *
14 e 15 de Junho: Brasília / DF – Brasil *
12 e 13 de Julho: San Pablo / SP – Brasil *
09 e 10 de agosto: Fortaleza / CE-Brasil ou Córdoba-Argentina
06 e 7 de Setembro: Curitiba / PR – Brasil *
11 e 12 de Outubro: Santa Cruz / RS – Brasil *
15 e 16 de Novembro: Piriápolis / Uuguai - (a confirmar)
29 e 30 de Novembro: Río de Janeiro / RJ - Brasil *

* provas em conjunto com a GT3 Brasil Championship
foto (crédito João Vasconcelos)


Agradecemos a difusão da informação
Mariela/ Ricardo Pallero e João Vasconcelos (Imprensa F.3.S)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Automobilismo / Novo Calendario 2008 da F.3.S


XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA DO AUTOMOBILISMO MUNDIAL

Calendario 2008 de la Fórmula 3 Sudamericana

Retorna Fortaleza e Piriápolis e 7 programações em conjunto GT 3 Brasil Championship são as novidades


Santa Fe, Argentina, 02/04/08 (Especial).- Estimados colegas informamos o novo calendário 2008 do Campeonato Codasur de Fórmula 3 Sulamericana, o mesmo é composto de 9 rodadas duplas, em um total de 18 provas.


Destas 7 programações, 14 corridas, se realizarão em conjunto com a GT3 Brasil Championship. A união destas duas modalidades, reune pela primeira vez na América do Sul as duas categorías maior hierarquia Internacionais.


Outras novidades importantes são o retorno de Fortaleza, no estado do Ceará no paradísiaco nordeste brasileiro e o circuito de rua de Piriápolis, um dos mais tradicionais cenários urbanos Sul-americanos ao calendário.



Calendario 2008



19 e 20 de Abril: Curitiba / PR- Brasil (1)

10 e 11 de Maio: San Pablo / SP – Brasil (1)

14 e 15 de Junho: Brasília / DF – Brasil (1)

12 e 13 de Julho: San Pablo / SP – Brasil (1)

09 e 10 de agosto: Fortaleza / CE-Brasil ou Córdoba-Argentina

6 e 7 de Setembro: Curitiba / PR – Brasil (1)

11 e 12 de Outubro: Santa Cruz / RS – Brasil (1)


15 e 16 de Novembro: Piriápolis / Uuguai - (a confirmar)


29 e 30 de Novembro: Río de Janeiro / RJ - Brasil (1)

(1): Programações que acontecerão em conjunto com a GT3 Brasil Championship.



fotos da F.3.S e GT3


Mariela y Ricardo Pallero (Prensa F.3.S)
Tradução João Vasconcelos

terça-feira, 1 de abril de 2008

Equipe Bardahl/ Chevrolet Endurance recebe premiação da FIA e da CBA

Editoria de Esportes/ Brasileiro de Endurance



Federação Internacional de Automobilismo FIA e Confederação Brasileira de Automobilismo CBA, premiam pilotos do time Bardahl/Chevrolet Endurance Team


A equipe Bardahl/Chevrolet Endurance Team foi reconhecida oficialmente como Campeã Brasileira de Endurance, em cerimônia realizada neste último dia 24 no Hotel Transamérica, em São Paulo. Com um tradicional jantar servido em nome da FIA e da CBA, os pilotos Carlos Eduardo Prado e Fernando Rebellato receberam os troféus oficiais de Campeão Brasileiro, graças a pontuação atingida na categoria II com o Chevrolet Vectra Racing, enquanto a segunda dupla vencedora, pilotos do Chevrolet Corsa SS Racing, Sergio Gotti e Ricardo Dilser, também receberam o título de Campeões na categoria IV. "É a primeira vez que uma mesma equipe, na história do Campeonato Brasileiro, consegue fazer seus dois carros campeões. Estou orgulhoso e parabenizo toda a equipe", anunciou Rebellato, piloto do Vectra.

O Campeonato Brasileiro de Endurance é um certame multimarcas, onde disputam carros derivados de passeio, como o Vectra e o Corsa, e modelos protótipos destinados exclusivamente à competições. Por este motivo, a pontuação é dividida em quatro categorias: grupo I e III destinados aos protótipos e II e IV para os carros turismo de passeio. O Vectra Racing sagrou-se campeão no grupo II (turismo força livre acima de 2.0 litros) e o Corsa faturou o campeonato no grupo IV (turismo força livre abaixo até 2.0 litros). "O reconhecimento da FIA e da CBA renova as energias de toda a equipe, dando força e expectativa para 2008. Mais difícil do que ser campeão é se manter no topo", revela Prado, que já havia faturado este mesmo título em 2006, ao lado do companheiro Dilser.

Com contratos renovados, a equipe espera manter o mesmo nível de competitividade conquistado em 2007. E não será fácil. Em seis provas, o Vectra ganhou quatro delas e obteve dois segundos lugares. O Corsa, por sua vez, obteve duas vitórias, um segundo e um quarto lugar. "Nenhuma outra equipe ganhou tantas corridas como a nossa. Outros times fortes estão entrando no Endurance, o que vai dificultar nosso trabalho. Mas temos estrutura e Know how, como prova nosso bi-campeonato", finaliza Luiz Moncaio, chefe de equipe.

A equipe Chevrolet Endurance Team tem o patrocínio da Chevrolet, Bardahl, Option Telecom e DHB Componentes Automotivos. E apoio da Funari, Cronomac, Cobreq, Ancona, SPA Turbo, Fuel Tech, Binno, Mahle, Rede Campeão de Postos e Frenos Doppler. O início do campeonato será no Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, no autódromo internacional de Tarumã.

JV5Racing – 01/04/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553


foto crédito: Sergio Mendes


domingo, 30 de março de 2008

Pódio para Negri em Miami


Editoria de Esportes/ Grand - Am



Brasileiro cumpre o prometido e leva seu Riley-Ford ao pódio em Homestead



Correndo em casa neste sábado, o brasileiro Oswaldo Negri Jr, e seu companheiro Mark Patterson levaram o Rily-Ford #60 ao terceiro lugar na Gainsco Grand Prix at Homestead Miami Speedway. A formação da equipe Michael Shank Racing já havia mostrado que continua uma das mais fortes nesta temporada, com Patterson obtendo uma excelente classificação.

Mark partiu da nona posição do grid, chegou a andar em terceiro lugar, e cedeu o controle para o brasileiro em 12º devido a estratégia de paradas. Negri, Patterson e seu engenheiro estudaram o histórico da prova nos anos anteriores, e sabiam que o número de bandeiras amarelas pedia uma estratégia diferenciada.

"Entrei no carro em décimo segundo, o Mark me entregou um carro perfeito. Dai em diante a corrida mais se assemelhou a um jogo de xadrez", contou Negri. "Passei vários carros até chegar no pelotao dos seis primeiros, e sabia que tinha um carro forte para manter a posição e até ganhar mais algumas", falou o piloto.

Próximo da segunta janela de pitstop, uma bandeira amarela favoreceu a estratégia da MSR. Negri optou por trocar somente os pneus do lado direito, que sofrem maior esforço, e com isso pularam para o terceiro lugar. O brasileiro contou depois que a corrida mais se assemelhava a uma briga de foice, com sete carros andando muito juntos.

"Tudo ficava mais complicado quando pegavamos retardatários, pois além de passá-los era precisso ficar esperto para não ser surpreendido pelo que vinha atrás", contou.

Restando 30 minutos de prova, Negri passou a perseguir Joe Hand que era o segundo, mas cada vez que se colocava em posição de atacar, sugia uma bandeira amarela. Perto do final os pneus muito desgastados fizeram com que Negri assumisse uma postura mais conservadora, embora tenha continuado a pressionar Hand, tentando fazê-lo errar.

Marc Goossens, que vinha em quarto lugar, tentava de todas maneiras ultrapassar Negri. Na última volta Goossens tentou ultrassar por fora no Hairpin.

"Eu não iria de modo nenhum perder a chance de pódio correndo em casa, e fechei a porta. O Marc chegou a sair da pista, até achei que ele fosse ficar chateado, mas depois ele veio me felicitar e disse que se estivesse em meu lugar teria feito o mesmo", finalizou o brasileiro.

Negri e Patterson, que com o resultado ocupam a terceira posição no campeonato, ficaram muito satisfeitos com o resultado de Homestead, principalmente por saberem que as duas próximas corridas serão muito mais difíceis. A vitória ficou com a dupla Scott Pruett/ Memo Rojas.

A próxima etapa acontece no dia 17 de abril, no Autódromo Hermanos Rodrigues, com a México City 250.

Resultado da Gaisco Grand Prix of Miami:
1 Scott Pruett/ Memo Rojas - Lexus Riley
2 Bill Auberleen/ Joey Hand - Porsche Crawford
3 Oswaldo Negri/ Mark Patterson - Ford Lexus
4 Marc Goossens/ Jim Matthews - Pontiac Riley
5 Matt Plumb/ Gene Sigal - BMW Riley
6 Jon Fogarty/ Alex Gurney - Pontiac Riley
7 João Barbosa/ JC France - Porsche Riley
8 Brian Frisselle/ Marc Willkins - Ford Riley
9 Bill Lester/ Shane Lewis - Lexus Riley
10 Ryan Dalziel/ Henri Zogaib - BMW Riley

JV5Racing – 30/03/2008
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Texto: João Vasconcelos
foto: Luis Betancourt/ Motorsport.com