quarta-feira, 16 de abril de 2008

XXII CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL



Em Curitiba começa o ano para a Fórmula 3 mais veloz do mundo

GT3 Brasil e Copa Clío compartilham programa no Circuito de Pinhais

Curitiba, Brasil, 14/04/08 (Especial).- A categoria mais veloz da América do Sul começa amanhã a viver seu novo ano, integrando uma programação em conjunto com a GT3 Brasil Championship, especialidade que conta com os mesmos carro do Campeonato Europeu de GT3 que também inicia seu torneio este fim de semana en Silverstone. Com as duas categoria de nível internacional também estará a Copa Clío Brasil, em uma garantia de bom espetáculo.
Com esta união que terá seu primeiro espetáculo no Autódromo Internacional "Raúl Boesel" de Pinhais, localizado na periferia de Curitiba, capital do estado do Paraná, o público brasileiro terá a oportunidade de ver corridas muito interessante, que poderá no futuro próximo se estender também aos demais países da America do Sul, em um possível Campeonato Sulamericando, com as duas mais importantes especialidade da hierarquia internacional.
Para a melhor categoria de monoposto e a única que nos aproxima daqueles carros totalmente pensados, desenhados e construídos para correr, esta será sua 22ª temporada e 26ª desde que em 1983 se criou o Campeonato Codasur de Fórmula 2.
Este fim entre a quinta e o domingo, com a chegada de novas equipes e novos pilotos a categoria volta a se renovar como faz todos os anos, e uma vez mais os debutantes buscaram dar combate aos mais experientes, na batalha das duas primeiras corridas d ano (20ª e 21ª edições do Grande Prêmio de Curitiba, corridas 294 e 295 desde que em Cascavel 1987 se disputou a primeira prova da Fórmula 3 Sulamericana, onde o gaúcho Leonel Friedrich venceu com um Berta MK3-Volkswagen da equipe argentina INI.
Curitiba é sem dúvidas um dos mais exigentes da temporada, e é necessário encontrar um bom equilíbrio aerodinamico e mecânico, pra aproveitar as mais extensas retas do calendário; mas isso sem perder a eficiência de contornar bem as curvas de baixa, média e alta velocidade que tem no traçado.

ANTECEDENTES DO CIRCUITO
Recorde da pole: William Starostik (Bra) Dallara F301-Honda 1m12s362 a 183,826 Km/h.-(26/05/07)

Recorde da pista: Nelson Piquet (Bra) Dallara F301- Honda 1m13s100 a 182,561 Km/h.-(26/05/02)

Recorde de prova: Danilo Dirani (Bra) Dallara F301- Honda 33m15s021 a 180,610 Km/h.-(17/08/03)


Programação do fim de semana

Quinta-feira 17/04/08: 08:00 a 08:45 – 11:15 a 12:00 – 14:30 a 15:15 Treinos livres da F.3.S

09:00 a 09:45 – 12:15 a 13:00 – 15:30 a 16:15 Treinos livres da Copa Clio

10:00 a 11:00 – 13:15 a 14:15 – 16:30 a 17:30
Treinos livres da GT3 Brasil Championship


Sexta-feita 18/04/08: 09:20 a 09:50 – 13:40 a 14:10 Treinos Oficiais da F.3.S

10:05 a 10:45 – 14:25 a 15:05 – 17:05 a 17:45
Treinos Oficiais da Copa Clío

12:40 a 13:25 – 15:20 a 16:05
Treinos Oficiais da GT3 Brasil Championship

16:20 a 16:50 Treino de Classificação da prova do sábado da F.3.S

Sábado 19/04/08:
08:00 a 08:40 Treino Oficial Copa Clío

08:55 a 09:25 Treino Oficial GT3

09:40 a 10:10 Classificação da corrida do domingo da F.3.S

10:25 a 11:10 Classificação da Copa Clío

11:25 a 12:15 Classificação da GT3

13:58 a 14:8 Corrida da F.3.S (1ª rodada)

15:26 a 16:26 Corrida da GT3 (1ª rodada)



Domingo 20/04/08:
08:00 a 08:15 Treinos livres da Copa Clío

08:25 a 08:40 Treinos livres da GT3

09:18 Corrida da F.3.S (2ª rodada)

10:23 Corrida da Copa Clío (1ª rodada)

13:15 Corrida da GT3 (2ª rodada)



Informação sobre Curitiba

Curitiba, capital do estado do Paraná, segundo a tradição "Senhora Capital" esta localizada ao sudeste do estado e tem aproximadamente 1.600.000 habitantes. Fundada a mais de 300 anos esta cidade é a que mais cultiva o "verde" no Brasil, preservando sua história e brindando seu povo com a melhor qualidade de vida de todo país.

Nascida a sombra das Araucarias, os indios denominavam a região "kur-ity-ba" nome perpetuado como sinônimo de cidade cosmopolita, que elegeu o cidadão como centro do planejamento urbanístico. É uma cidade que combina perfeitamente a natureza com projetos arquitetônicos futuristas, transformando as pradarias em espaços culturais, respeitando as tradições dos imigrantes europeus que colaboraram com sua construção, conservando as casas coloniais e brindando-os com serviços públicos modernos e de qualidade.
A coleta de lixo é seletiva e o transporte público muitíssimo satisfatório e ordenado com ciclovias.

A cidade é perfumada por pinos e araucarias de seus muitos parques e praças onde abundam as flores, com 55 M² de área verde por habitante (a OMS recomenda 16 M²). Foi a primeira cidade a ter um trecho da Rua 15 de novembro denominada "Rua das Flores" ao lado da "Boca Maldita", lugar de encontro dos curitibanos, transformada em calçadão. É uma cidade onde se pode escutar boa música clássica em parques, teatros e zonas de descanso. Curitiba tem o orgulho de haver inaugurado a prieira Universidade de Meio Ambiente do país. É uma cidade que vive progredindo e inovando em materia de urbanização.

Geográficamente está localizada a 934 metros sobre o nível do mar, a 1.366 quilômetros a SE de Brasília, a 637 a E de Foz de Iguazú, 408 Km. ao SO de São Paulo e 90 das charmosas praias de Paranagua; tem clima temperado com a temperatura média anual de 16ºC, com inverno frio e algumas geadas.

Sua principal atividade é o comércio e a indústria. Sem medo de errarmos podemos dizer que Curitiba é a cidade mais européia do Brasil.






Fotos da GT3 Brasil e F.3.S com quatro dos mais experientes pilotos, que seguramente lutaram pela mais importante coroa da América do Sul (Denis Navarro-Cesario Fórmula Jr.:Guimaraes- Amir Nasr Racing; Ferreira-Bassan Motorsport; Galera-Prop Car) - Crédito João Vasconcelos


Agradecemos a difusão da informação


Mariela e Ricardo Pallero (Prensa F.3.S)
Tradução João Vasconcelos

Nenhum comentário: